Conceito FrameWork

Olá a todos,
pode parecer um pergunta tosca ou até mesmo se noção, mas acho importante o conceito para mim.
Li muitas coisas a respetio da definição de FrameWork, algumas que causaram um pouco de confusão.
Gostaria então de pedir a definição do conceito de FrameWork, exemplos de alguns, onde e como usar.

Bom se alguém der importância para mim questão, por favor me respondam…

vlw

FrameWorks são soluções reutilizaveis de software, para o desenvolvedor não ficar reinventando a roda. Exemplo classico com o Hibernate se o kra fizer a conexão na mão e as pesquisas vai gastar muito mais tempo. Outro exemplo o Struts resolve problemas do tipo construir combo, listas e por ai vai. Se ainda tiver dúvidas posta ai novamente.

Esqueleto

É quase isso. Já vi gente se confundindo com a definição e dizendo coisas do tipo: “Ah! Meu framework preferido é o Eclipse!”

Framework é uma solução reutilizável de software, mas biblioteca também é! Qual a diferença? A diferença é que o framework, em um certo ponto, assume o controle do fluxo de execução, cabendo ao desenvolvedor escrever apenas seus pontos de extensão; e a biblioteca é apenas um conjunto de funcionalidades que o desenvolvedor pode utilizá-las sem perder o controle de execução.

E o Eclipse é um framework? Depende. Se você estiver escrevendo uma aplicação web, uma biblioteca, um componente EJB, ou o que seja, o Eclipse é uma IDE (Ambiente de Desenvolvimento Integrado, em português). Agora, se você estiver escrevendo um plugin para o Eclipse, então o Eclipse é um framework.

Certo?

Me manda MP se quiser, que lhe mando um material interessante sobre frameworks… Aliás to devendo ja pra mta gente aki no guj hehehe

Olá Thiago…
A definição de framework é:
"No desenvolvimento do software, um framework ou arcabouço é uma estrutura de suporte definida em que um outro projeto de software pode ser organizado e desenvolvido. Um framework pode incluir programas de suporte, bibliotecas de código, linguagens de script e outros softwares para ajudar a desenvolver e juntar diferentes componentes de um projeto de software.

Frameworks são projetados com a intenção de facilitar o desenvolvimento de software, habilitando designers e programadores a gastarem mais tempo determinando as exigências do software do que com detalhes tediosos de baixo nível do sistema."

Para maiores detalhes acesse:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Framework

Abraço

[quote=Thiago Dantas]Olá a todos,
pode parecer um pergunta tosca ou até mesmo se noção, mas acho importante o conceito para mim.
Li muitas coisas a respetio da definição de FrameWork, algumas que causaram um pouco de confusão.
Gostaria então de pedir a definição do conceito de FrameWork, exemplos de alguns, onde e como usar.
[/quote]

Para definir framework melhor saber primeiro o que é uma biblioteca.
Uma biblioteca é um conjunto de classes que quando usadas executam 1 ou mais funções especificas.
Por exemplo a biblioteca de IO executa operações de input e output.
Algumas destas classes podem ser estendidas mas a extensão não é necessária para o funcionamento da
biblioteca.
Um framework tb é um conjunto de classes, mas para que funcione certas classes/interfaces têm que ser implementadas
com logicas que dependem do que se quer fazer. Swing é um framework porque ele tem um conjunto de classes que fazem muita coisa
mas sem a sua implementação especial de algumas delas não acontece nada.

Básicamente é isso.