Queria que alguém me explicasse, de forma prática com exemplos, por favor, os conceitos de polimorfismo, herança e abstração em OO…
obrigado
Queria que alguém me explicasse, de forma prática com exemplos, por favor, os conceitos de polimorfismo, herança e abstração em OO…
obrigado
Polimorfismo:

Herança:

Abstração:

Obrigado mas eu queria assim mais ou menos:
| Funcionário |
| nome: string |
|datAdmissão: data |
|cartIdent: string |
|
calcularSalário |
| calcularBônus |
esmiralha, melhor explicação EVER.
ldwinch, não é assim que a banda toca.
Eu queria explicações de polimorfismo na prática… com as classes e as operações.
Saber mais ou menos o que é, igual na foto, eu sei…
Polimorfismo, como o próprio nome já diz, é a capacidade de estados diferentes para um mesmo método. A herança ocorre quando temos uma classe mais geral que contém dentro dela outras mais específicas. Tudo depende de como abstraímos o problema levando em consideração somente o que realmente é importante:
Dentro de uma empresa temos um operário, um gerente, um diretor, presidente, etc. Mas, é fácil observar que todos eles tem uma qualidade em comum, isto é, todos são funcionários da empresa. Desta forma, podemos criar uma classe (super-classe) que vai conter as sub-classes correspondentes a cada tipo de funcionário:
Funcionário
nome: String;
salário: real;
Se a classe gerente herda a classe funcionários, obviamente tem os atributos dela: nome e salário, além de ter os seus específicos. Agora pense que a sub-classe gerente tem um método calculaSalario(), e a sub-classe Presidente também tem o mesmo método, note que se você chamar o método para um objeto da classe gerente vai sofrer bonificação de 50, mas se chamar o método de um objeto presidente vai sofrer bonificação de 200, então temos um mesmo método com processos diferentes, isto é polimorfismo.