Concluindo a graduação

Fala pessoas!
Seguinte … vou concluir a graduação no final desse ano, e gostaria de tirar algumas dúvidas com vocês:

1 - Tenho uma boa didática e pretendo dar aulas em universidades / faculdades, preciso fazer mestrado correto? Posso já começar o mestrado logo após a graduação ou tenho que fazer pos-graduação antes?

2 - Qual seria uma pos graduação boa para quem gosta MUITO de desenvolver?

Obrigado pessoar, inté!

  1. Depende da sua faculdade e da sua graduação. Creio quem uma pessoa com técnico apenas não conseguiria ir direto para um mestrado.
  2. Depende de onde você mora.

[quote=VandersonAssis]Fala pessoas!
Seguinte … vou concluir a graduação no final desse ano, e gostaria de tirar algumas dúvidas com vocês:

1 - Tenho uma boa didática e pretendo dar aulas em universidades / faculdades, preciso fazer mestrado correto? Posso já começar o mestrado logo após a graduação ou tenho que fazer pos-graduação antes?

2 - Qual seria uma pos graduação boa para quem gosta MUITO de desenvolver?

Obrigado pessoar, inté![/quote]

Mestrado e pós-graduação são sinônimos. Tudo o que você faz quando acaba a graduação é chamado de pós-graduação. Acredito que você está se referindo a pós lato sensu (especialização) ou strictu sensu (mestrado/doutorado). E, quanto a isso, não faz diferença, você pode fazer qualquer uma das duas. Só alerto que é consideravelmente mais difícil ingressar em um programa strictu sensu…

[]'s

Muitas faculdades reconhecem apenas stricto senso como Mestrado porque na verdade latu senso é uma especialização.

Para iniciar as matérias da linha de pesquisa e necessário a obtenção de créditos em matérias obrigatórias.

Na maioria das universidades você já pode começar a cursar as matérias obrigatórias do mestrado como aluno especial no ultimo ano da graduação ou 80% da graduação concluída.Quando você terminar a graduação pode pedir o ingresso como aluno regular.
Assim as matérias obrigatórias você já consegue cursar junto com a faculdade, se dedicando exclusivamente as matérias da sua linha de pesquisa quando iniciar de fato o mestrado.

Depende da linha de pesquisa que você quer seguir.

Apesar de poder dar aulas em graduação tendo apenas especialização. É mais fácil quando se tem um mestrado.

Pessoal muito obrigado pelas respostas!
To numa dúvida cruel quanto ao lato e stricto. Quanto ao lato o que acham de arquitetura de software e engenharia de software? Lembrando que quero seguir na área de programação, mesmo quando me tornar um gestor ou algo do tipo, quero programar.

Obrigado pelo feedback!

Eu faria um mestrado profissional que é voltado para a área profissional porém é stricto senso o que não impedi você de dar aulas também.

Quando eu terminar minha faculdade vou fazer Mestrado profissional (stricto senso) em Engenharia da Computação no IPT(Instituto de Pesquisas tecnologias de São Paulo) eu abri um post aqui da uma procurada…

Foi citado que é mais difícil ingressar no mestrado stricto-sensu, como que são os processos?

O caso é que muitos mestrados strictu sensu são oferecidos de forma gratuita e, mesmo quando não são, são oferecidos por instituições públicas (caso do IPT), que geralmente oferecem outros cursos strictu. Normalmente, estes mestrados são de altíssima qualidade e com poucos alunos por turma, daí uma concorrência grande. Sem contar que tem a prova de seleção (que, diferentemente das provinhas de pós graduação lato sensu, barram MESMO).

[]'s

Vou falar por experiencia própria. No ICMC - USP e n PPG-CC UFScar para fazer mestrado lá você terá uma somatória de pontos que o classificara perante os outros candidatos.

Essa pontuação é composta por:
Nota no Poscomp
Projeto de Iniciação cientifica na graduação na área que deseja realizar a pesquisa.
2 cartas de indicação de docentes com titulo de mestre e/ou Doutor.
Histórico de graduação sujo.

Por isso é mais dificil de ingressar. Se for com bolsa então é muito recomendado ter feito IC com alguém que seja docente ou faça doutorado/mestrado na instituição