Conclusão de TCC

15 respostas
F

Boa tarde amigos do GUJ!
Estava fazendo o curso de técnico em informatica no Senac DF, duração 1 ano e 8 meses, minha turma no começo tinham 38 alunos, no 5° módulo somente restaram 4 alunos, contando comigo.
A turma tinha muita dificuldade em lógica de programação, quando estávamos aprendendo lógica de programação 3, os alunos estavam com dificuldade em lógica de programação 1, consequência, restaram apenas 4 alunos. Fiquei de desenvolver um sistema sozinho, acabei por desistir de fazer, pensei o seguinte, vou deixar para outro ano, vou me matricular em outra turma e desenvolver com um grupo. Mas somente vou começar a estudar novamente em julho deste ano, então estou querendo adiantar o projeto! na parte de lógica não tenho muitas dificuldades, mas na parte documental, tenho bastante dificuldades.
As minhas dúvidas são as seguintes: como devo começar a projetar meu sistema? qual é o primeiro passo? quais programas devo usar para criar a parte documental?

Por exemplo: primeiramente devo fazer o levantamento de requisitos? o que devo fazer nesse levantamento de requisitos? esse levantamento é por escrito?
O que devo fazer logo após o levantamento de requisitos? quais diagramas devo fazer?
Em qual parte devo fazer a modelagem de dados, na parte que envolve BD?
Estou perdido amigos, tenho que estudar essa parte documental toda, para fazer meu projeto com qualidade!
Me ajudem.

Abraço, desde já agradesço!

Observação: Por favor me explique de forma clara, os passos que devo seguir para fazer a parte documental de forma correta, quais programas (ferramentas devo usar).
Repito! sou perdido nessa questão de documentos.

15 Respostas

FernandoFranzini

Vc pode fazer quantos diagramas e artefatos vc quiser/precisar para documentar a solução…não existe regras que ditam quais.
Outra coisa…é muito conteúdo para ser postado aqui…
Veja com seu orientador de projeto oq ele espera que vc entregue.

ribclauport

Bom, rapaiz ja passei por isso na Graduação, e agora na Pós Graduação (Em Java), estou fazendo meu projeto…e entendo seu desespero…
Talvez não possa resolver todos os seus problemas, mas posso ajudar no norte ae que você vai tomar…

primeiro me diga, você ja definiu qual o escopo do projeto? começe com uma definição geral do Sistema, texto exemplo:

O Sistema de “Automação de Loja de Informática”, “Controle de peças com defeito” ou sei lá o que…
irá ser responsável por controlar os processos de compra venda ou “sei la oque”…

Entendeu?

Primeiro idealize seu projeto descrevendo qual a finalidade ele tem, depois que você decidir o que irá fazer, o resto vai ficar mais sussa…
posta ae a respeito.

ribclauport

.

InicianteJavaHenriqu

Olá fernando_gty :smiley:

Você pode acompanhar o tópico do fernando_gty sobre TCC ou o tópico do thingol tbm sobre TCC.

flw :thumbup:

F

ribclauport:
Bom, rapaiz ja passei por isso na Graduação, e agora na Pós Graduação (Em Java), estou fazendo meu projeto…e entendo seu desespero…
Talvez não possa resolver todos os seus problemas, mas posso ajudar no norte ae que você vai tomar…

primeiro me diga, você ja definiu qual o escopo do projeto? começe com uma definição geral do Sistema, texto exemplo:

O Sistema de “Automação de Loja de Informática”, “Controle de peças com defeito” ou sei lá o que…
irá ser responsável por controlar os processos de compra venda ou “sei la oque”…

Entendeu?

Primeiro idealize seu projeto descrevendo qual a finalidade ele tem, depois que você decidir o que irá fazer, o resto vai ficar mais sussa…
posta ae a respeito.

Olá amigo ribclauport obrigado por me ajudar! estou pensando em fazer um projeto mais simples, algo como por exemplo: sistema para uma lanchonete.

F

FernandoFranzini:
Vc pode fazer quantos diagramas e artefatos vc quiser/precisar para documentar a solução…não existe regras que ditam quais.
Outra coisa…é muito conteúdo para ser postado aqui…
Veja com seu orientador de projeto oq ele espera que vc entregue.

Olá FernandoFranzini obrigado por me ajudar! entendi.

F

InicianteJavaHenrique:
Olá fernando_gty :smiley:

Você pode acompanhar o tópico do fernando_gty sobre TCC ou o tópico do thingol tbm sobre TCC.

flw :thumbup:

Olá InicianteJavaHenrique, obrigado por me ajudar! é porque la no outro tópico não fui bem claro!

ribclauport

Já sabe quem é seu orientador?

Pois pode ser que ele não aceite algo simples, seria melhor resolver esta questão antes de começar.

F

ribclauport:
Já sabe quem é seu orientador?

Pois pode ser que ele não aceite algo simples, seria melhor resolver esta questão antes de começar.

Certo, então você tem alguma ideia? aceito sugestões, estou pensando em algo para desenvolver. Obrigado desde já pela ajuda.

FernandoFranzini

Dicas para TCC

moni.s

Primeiro todo projeto tem algumas parte que vc tem que responder:

Tema ? nome do que vai fazer
Objetivos : o que vc que atingir
Justificativa: porque vale a pena vc fazer este projeto, o que ele tem de inovador ?
Escopo: finalidades do projeto ?
Requisitos Funcionais: o que o sitemas vai fazer?
requisitos Não funcionais o que ele nao vai fazer?

Diagramas : Caso de Uso, de Interação,
Analise de Banco de dados : primeria forma norma, 2 forma normal, 3 forma normal. http://pt.wikipedia.org/wiki/Normalização_de_dados
(nunca utilizei acima da 3 forma na faculdade).
Diagrama de Entidade Relacionamento.
Modelagem de banco de dados.
… é um bom começo, ai tem que definir linguagem de programação, etc.

F

moni.s:
Primeiro todo projeto tem algumas parte que vc tem que responder:

Tema ? nome do que vai fazer
Objetivos : o que vc que atingir
Justificativa: porque vale a pena vc fazer este projeto, o que ele tem de inovador ?
Escopo: finalidades do projeto ?
Requisitos Funcionais: o que o sitemas vai fazer?
requisitos Não funcionais o que ele nao vai fazer?

Diagramas : Caso de Uso, de Interação,
Analise de Banco de dados : primeria forma norma, 2 forma normal, 3 forma normal. http://pt.wikipedia.org/wiki/Normalização_de_dados
(nunca utilizei acima da 3 forma na faculdade).
Diagrama de Entidade Relacionamento.
Modelagem de banco de dados.
… é um bom começo, ai tem que definir linguagem de programação, etc.

Obrigado moni.s, já me deu uma grande noção de como começar! estou começando a entender.

johnny_g3p

Tambem estou com algumas dificuldades em concluir alguns projetos, bom programo legal em java, mais não consigo desenvolver bem a regra de negocio, estou com 2 programas um para portaria de condominio, controle de custos do condominio, reserva do clube e tudo mais mais ele está quase terminado mais como não fiz diagramas e e outros planejamentos fiquei meio perdido agora e outro que estou iniciando é um controle de vendas para loja com estoque e tudo mais(tudo em JAVA).
mais tenho as seguintes duvidas, pois como nunca trabalhei na área não sei quais as tecnologias mais utilizadas no mercado.

por onde começar a planejar.
para estes tipos básicos de aplicativos sugerem algum pattern.
para desenvolver um site em JSP quais tecnologias vocês sugerem para iniciante e que eu consiga organizar bem meu site.

grato

moni.s

quanto a documentar um projeto já iniciado.
primeiro as regras do negocio devem ser documentadas :
requisitos funcionais, o que seu sistema vai fazer ? requisitos nao funcionais : o que nao faz !, tipo de hardware e software basicos para o funcionamento, se precisa de internet, estatisticas de consumo conforme o numero de acessos etc.

O projeto do banco de dados tem que existir, até para vc se organizar, DFD (Diagrama de Fluxo de dados) MER (modelo entidade relacionamento), descrição das tabelas e das colunas (dicionario de dados se preferir chamar assim).
Documentação das telas, basico um storyboard ou prototipo do que vc esta fazendo para o cliente visualizar o que vc esta fazendo agora, principalmente vc falou que nao é sua area entao é melhor pedir analise das telas que esta fazendo para alguem que trabalhe no ramo ou a contratante do produto, se vc nao entende de um ramo erros de “achar” que é algo lindo e nao servir para nada é muito comum. Não sou grande fã de UML, em niveis mais avançados mas os CASO de USO são legais.

desculpa ser sincera, mas sem as regras de negocio vc nao tem como fazer um sistema, por exemplo como vc vai fazer um sistema contabil sem tem conhecimento da contabilidade fical, ou tributaria, etc é impossivel. Ou suas regras nao vai ser adaptadas a realidade do cliente.

Quanto ao Site, primeiro varia do tipo de produto, segurança de um E-commerce é diferente de um site de eventos etc, cada um tem suas caracteristicas, tipo de hospedagem, banco de dados etc.
o basico, Jquery, sitemesh,
Ainda isto é particular cada um tem sua opiniao nestes casos: spring na segurança, framework Mentawai que faz parte da empresa que trabalho, Hibernate, JPA2.

Espero ter ajudado.

johnny_g3p

quanto a documentar um projeto já iniciado.
primeiro as regras do negocio devem ser documentadas :
requisitos funcionais, o que seu sistema vai fazer ? requisitos nao funcionais : o que nao faz !, tipo de hardware e software basicos para o funcionamento, se precisa de internet, estatisticas de consumo conforme o numero de acessos etc.

O projeto do banco de dados tem que existir, até para vc se organizar, DFD (Diagrama de Fluxo de dados) MER (modelo entidade relacionamento), descrição das tabelas e das colunas (dicionario de dados se preferir chamar assim).
Documentação das telas, basico um storyboard ou prototipo do que vc esta fazendo para o cliente visualizar o que vc esta fazendo agora, principalmente vc falou que nao é sua area entao é melhor pedir analise das telas que esta fazendo para alguem que trabalhe no ramo ou a contratante do produto, se vc nao entende de um ramo erros de “achar” que é algo lindo e nao servir para nada é muito comum. Não sou grande fã de UML, em niveis mais avançados mas os CASO de USO são legais.

desculpa ser sincera, mas sem as regras de negocio vc nao tem como fazer um sistema, por exemplo como vc vai fazer um sistema contabil sem tem conhecimento da contabilidade fical, ou tributaria, etc é impossivel. Ou suas regras nao vai ser adaptadas a realidade do cliente.

Quanto ao Site, primeiro varia do tipo de produto, segurança de um E-commerce é diferente de um site de eventos etc, cada um tem suas caracteristicas, tipo de hospedagem, banco de dados etc.
o basico, Jquery, sitemesh,
Ainda isto é particular cada um tem sua opiniao nestes casos: spring na segurança, framework Mentawai que faz parte da empresa que trabalho, Hibernate, JPA2.

Espero ter ajudado.

Ajudou e muito

e muito agora estou dando uma estudada na parte de engenharia de software, como meus sistemas ainda são simples já consegui uma boa experiência na parte de programação, como ainda não trabalhei na área fico meio perdido na escolha dos Framework`s, fico meio sem padrão para escolher, e como Sorocaba ta bem difícil arrumar um emprego na área to partindo para São Paulo,
e brigado pelas sugestões de framework, e eu sei que para sistemas grandes, e profissionais como você cria com regras de negocio complexas com certeza ainda não farei mais se eu não começar com coisas simples nunca chegarei as mais complexas. E a maioria das vezes aprendo com os erros pois alem daqui do forum não tenho mais ninguem que possa me direcionar ^^.
Obrigado pela ajuda.

Criado 23 de fevereiro de 2012
Ultima resposta 25 de fev. de 2012
Respostas 15
Participantes 6