Olá,vou começar a me preparar para um concurso publico para desenvolvedor de software,o concurso é de nível médio técnico,e como grande parte da prova são conhecimentos específicos de informática,fiquei até animado para estudar,assim posso aprender mais sobre a área,mas,como tudo nessa vida tem um porém,esse concurso não fugiu a regra.Na prova,além de ter muito conteúdo sobre desenvolvimento de softwares(desde lógica até orientação a objetos,desenvolvimentos web com php e java,webServices,servidores de aplicação java,praticas ágeis,refactoring…) ,ela também possui um grande conteúdo sobre redes e hardware.
Esse conteúdo eu posso estudar através do meu material de estudos da certificação it essentials(que fui até muito bem,ou seja,outro motivo para fazer o concurso),mas esse material é um pouco superficial,não envolve a fundo conteudos de rede e hardware,ai que vem minha duvida,vale a pena gastar um tempo com essas matérias,sendo que o concurso é para desenvolvedor de software? na verdade,co concurso não é bem de desenvolvedor de software,e sim de “tecnico de informatica”,mas está claro no edital que se passar,o candidato irá atuar em desenvolvimento de softwares.Dei uma olhada nas provas anteriores,e ai que vem o problema,essa é a primeira prova de nível técnico de informática,não posso verificar provas anteriores.Peguei a prova de “analista de tecnologia da informação”,nível superior,e grande parte da prova foi sobre a parte de entrada e saída de periféricos(IRQs,essas coisas),tipos de memoria(ram,rom) e outra parte sobre sistemas operacionais servidores(principalmente windows),e uma questão de banco de dados(postgre se bem me lembro)e ums três questões sobre html5.mas nada de nada de redes e linguagens de programação.
Então,minhas duvidas são essas :
se a prova de nível tecnico pode ser parecida com a prova de nível superior(não achei ainda o edital da prova de nível superior).
se vale a pena gastar um tempo para estudar redes e hardware a fundo.
Desde já obrigado,ainda mais para os que leram,porque ficou muito grande esse texto