Concurso Serpro - tópicos exigidos

Olá, eu fiquei um pouco decepcionado quando vi o que exigem para o concurso de analista de sistemas da Serpro.

LÍNGUA PORTUGUESA (PARA TODOS OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR E MÉDIO):
1 Compreensão e interpretação de textos.
2 Tipologia textual.
3 Ortografia oficial.
4 Acentuação gráfica.
5 Emprego das classes de palavras.
6 Emprego do sinal indicativo de crase.
7 Sintaxe da oração e do período.
8 Pontuação.
9 Concordância nominal e verbal.
10 Regência nominal e verbal.
11 Significação das palavras.
12 Redação de correspondências oficiais.

RACIOCÍNIO LÓGICO (PARA TODOS OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR E MÉDIO):
1 Estruturas lógicas.
2 Lógica de argumentação.
3 Diagramas lógicos.
4 Álgebra linear.

NOÇÕES DE ESTATISTICA:
1 Estatística descritiva.
2 Distribuição de probabilidade: discreta.

LÍNGUA INGLESA

ESPECIALIDADE - DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS:

1 Segurança da informação: confiabilidade, integridade, disponibilidade; mecanismos de segurança:
criptografia, assinatura digital, garantia de integridade, controle de acesso, certificação Digital;
gerência de riscos: ameaça, vulnerabilidade, impacto; políticas de segurança: NBR ISO/IEC
17799, NBR ISO/IEC 27001:2006, NBR ISO/IEC 15408, Políticas de senhas.

2 Processo: padrões- CMMI, MPS/BR, NBR ISO/IEC 12207, NBR ISO/IEC 9126; orientado a reuso; modelos: Cascata,
Iterativo, Ágil, Formal, Exemplos: RUP, XP, TDP, DDP; projetos: iniciação, planejamento,
execução, monitoramento e controle, encerramento; modelos de gestão: bazar, catedral;
colaborativo; exemplos: PMBOK e outros.

3 Tecnologia: Banco de Dados, Banco de Dados
Relacional em Plataforma Baixa, MySQL em Linux, PostgreSQL em Linux, ADABAS, XML.
Arquitetura de banco de dados: Relacional, Hierárquico, Rede, Lista Invertida, Orientado a
objetos; Servidores de Web e de aplicação: Zope, Jboss, Apache, Tomcat. Linguagens de
implementação de regras de negócio, orientada a objeto: Java, Javascript, Phyton, PHP, Ruby,
C++, Procedural: Natural, Cobol, C; Interface WEB: GIMP, Ajax, Padrões WEB para interatividade,
animações e aplicações offline: CSS, SVG, SMIL, XML HttpRequest, WebRunners (XULRunner,
Prism; bibliotecas e aplicações para tradução de aplicações desktop para WEB), ferramentas de
diagramação e desenho, engines de templates WEB; frameworks: EJB, JSF, Hibernate, Tiles,
Struts, Eclipse, Plone, GTK, QT; linguagem de modelagem: UML, BPM; linguagem de
implementação banco de dados: banco - Físico, Lógico e Conceitual, linguagens procedurais
embarcadas, SQL/ANSI.

4 Engenharia de software: requisitos, análise e projeto,
implementação, testes, homologação, gestão de configuração.

5 Arquitetura: padrões de projeto - padrões de criação: Singleton, Prototype, etc., padrões estruturais: Adapter, Façade,
etc, Padrões Comportamentais: Command, Iterator, etc., Padrões GRASP: Controler, Expert,
etc., Tecnologia de Mercado JSE, JME, JEE. Service-Oriented Architeture: Workflow,
Web Services, Mensageria, CORBA; Linhas de Produtos: Domínio de componentes, Criação de
componentes, ciclo de vida de componentes.

6 Tópicos avançados: inteligência computacional, Business Intelligence, georeferenciamento, programação embarcada, banco de dados
distribuído, programação distribuída, processamento em GRID, gestão eletrônica de
documentos, XML como representação, programação orientada a aspectos, NBR ISO/IEC
26300/ ISO 32000-1:2008.

Fonte: http://www.cespe.unb.br/concursos/SERPRO2008/

Abraços…

[quote]
2 Processo: padrões- CMMI, MPS/BR, NBR ISO/IEC 12207, NBR ISO/IEC 9126; orientado a reuso; modelos: Cascata,
Iterativo, Ágil, Formal, Exemplos: RUP, XP, TDP, DDP; projetos: iniciação, planejamento,
execução, monitoramento e controle, encerramento; modelos de gestão: bazar, catedral;
colaborativo; exemplos: PMBOK e outros. [/quote]
Como não pedem métodos ágeis?

Obrigado pela correção…

Fico até assustado com uma vaga dessa…

isso aí tá pior do que as vagas pra empresas norte-americanas

[quote] Relacional em Plataforma Baixa, MySQL em Linux, PostgreSQL em Linux, ADABAS, XML.
Arquitetura de banco de dados: Relacional, Hierárquico, Rede, Lista Invertida, Orientado a
objetos; Servidores de Web e de aplicação: Zope, Jboss, Apache, Tomcat. Linguagens de
implementação de regras de negócio, orientada a objeto: Java, Javascript, Phyton, PHP, Ruby,
C++, Procedural: Natural, Cobol, C; Interface WEB: GIMP, Ajax, Padrões WEB para interatividade,
animações e aplicações offline: CSS, SVG, SMIL, XML HttpRequest, WebRunners (XULRunner,
Prism; bibliotecas e aplicações para tradução de aplicações desktop para WEB), ferramentas de
diagramação e desenho, engines de templates WEB; frameworks: EJB, JSF, Hibernate, Tiles,
Struts, Eclipse, Plone, GTK, QT; linguagem de modelagem: UML, BPM; linguagem de
implementação banco de dados: banco - Físico, Lógico e Conceitual, linguagens procedurais
embarcadas, SQL/ANSI. [/quote]

Faltou Objective C, Fortran 77 e Brainf*ck.

Primeiro é impossivel alguem dominar tanta coisa assim, segundo pedir tanto e oferecer um salario mixuruca!

Essa é a verdade, mixuruca mesmo.

Mas é uma mamata inversamente proporcional ao salário, e isso é o que conta pra muita gente.


Mas é uma mamata inversamente proporcional ao salário, e isso é o que conta pra muita gente.
[/quote]

É só minha opinião: acredito que o serviço público de nosso país precisa de pessoas batalhadoras e que queiram fazer essa “carroça” andar mais depressa. Posso estar errado.

Não, vc não esta errado.

O problema é que a maioria das pessoas que procuram cargos publicos é praticamente por 2 motivos: estabilidade e “mordomias” de ser um servidor publico. Só isso.

ate mais…

Não podemos ter o pré-conceito com pessoas concursadas simplesmente por causa do nosso “ritmo” de governo. Sendo a empresa privada ou pública, quem dita o ritmo de trabalho é o próprio profissional.

Dizem que funcionário público não trabalha, mas TODOS os funcionários públicos que eu conheço dizem o contrário…

Tenho amigos funcionários públicos, e eles trabalham.

A mamata que eu me refiro, são benefícios que só existem porque o serviço é publico. E a velocidade das coisas também é 10% de uma empresa privada. E isso é o que muita gente procura, por isso o salario baixo compensa.

Nesse concurso, o salário de desenvolvedor é menos da metade que o mercado paga. Tem que ter um motivo para as pessoas ainda assim irem faze-lo.

Estabilidade, e calmaria.

e eles iriam dizer o contrário. o que geralmente podem falar é que quase não trabalham. :smiley:
agora geralmente em concursos de autarquia federal é exigido muita coisa mesmo.

Morei em Brasília 3 anos e ouvia muitas histórias…

Sei que há muitos “candangos” aqui no fórum e já deixo claro que toda regra tem exceções…mas lá na nossa querida capital federal, onde quase tudo é essencialmente serviço publico, existem muitas mamatas e, pasmem: existe até faculdade de concursos. Ser funcionário publico é bom não só pelas mamatas beneficiarias, mas por algumas “outras”. :wink:

ate mais…

e eles iriam dizer o contrário. o que geralmente podem falar é que quase não trabalham. :smiley:
agora geralmente em concursos de autarquia federal é exigido muita coisa mesmo. [/quote]

Exige-se para que o processo seletivo pareça dificil. Já vi muito concurso lá em Brasilia onde vc precisa estudar tudo isso pra fazer trabalho de suporte. Não se espantem com o que eles pedem no concurso pois no dia a dia do trabalho é bem diferente. Pelo menos conheço casos assim.

ate mais…

O salário chega em 4500 depois de 3 meses. Tão pagando mais de 9000 por aí?

Desculpa cara, mas não acredito que chegue a 4500 nem depois de 3 anos.

O salário base para programador é mil e pouco. Ta certo que tem vale alimentação de 500 reais, vale refeição de 500 reais, vale fica em casa de 500 reais, vale mamata de 500 reais, e mais um monte de vale, mas pra chegar a 4500 falta muito.

Sei porque conheço várias pessoas do serpro aqui de porto alegre.

Pra ganhar bem no serpro o bom é o plano de carreira, que depois de bastante tempo dá pra ganhar 10 ou 15 mil. Mas não é em alguns meses.

rss… não dá nem pra acreditar.

Puxa vida, o negócio é tocar o barco pra frente, fazer nosso papel na iniciativa privada.
As vezes preciso ir em algum órgão público e tenho que solicitar alguma informação ou documento e me deparo com uma burocracia infernal. Não tão nem ai pra explicar os trâmites lá de dentro, tenho que ficar implorando para obter coisas básicas e tratam as pessoas que nem cachorro - algumas pessoas até merecem pela forma que chegam humilhando o servidor, mas isso não é a regra.

Nem todos os órgãos são desse jeito. Mas imagino que se eu trabalhasse em um lugar público faria de tudo pra atender bem as pessoas. Não sendo “o simpático” mas um cara que tenta resolver os problemas das pessoas.

Atuando na iniciativa privada, como autônomo ou empresário, vocês sabem como é difícil pra ganhar um salário/pró-labore razoável.

Imaginem 10.000,00 ou 15.000,00!!! Tem que produzir muito hein…

Desculpa cara, mas não acredito que chegue a 4500 nem depois de 3 anos.

O salário base para programador é mil e pouco. Ta certo que tem vale alimentação de 500 reais, vale refeição de 500 reais, vale fica em casa de 500 reais, vale mamata de 500 reais, e mais um monte de vale, mas pra chegar a 4500 falta muito.

Sei porque conheço várias pessoas do serpro aqui de porto alegre.

Pra ganhar bem no serpro o bom é o plano de carreira, que depois de bastante tempo dá pra ganhar 10 ou 15 mil. Mas não é em alguns meses.[/quote]
Acho que você está olhando para técnico e eu para analista. O inicial de analista é R$ 3.891,15.
Ainda assim, o salário de técnico (R$ 1.749,04) pode não ser tão ruim, a depender do estado.