Concursos em TI

19 respostas
FrancoC

Estava lendo o edital deste ultimo concurso do DATAPREV quando me surpreendi pois só existiam dois cargos: Analista de Processamento e Analista de Tecnologia da Informação.

Na hora pensei, que maravilha la vem uma enxurrada de cargos de TI e muitas vagas. Porra nenhuma, todas as áreas até médico de trabalho foi incluido nesses cargos.

Mas até aí tudo bem. É mais um problema de semântica do que qualquer outra coisa. O que me indignou mesmo é o quanto essa nossa área é arrombada. EXIGEM NÍVEL SUPERIOR. NÃO IMPORTA DO QUE, mas voce tem que ter. Neguinho formado em Adm, Economia, e Contabilidade atuando como administrador de rede e banco de dados até como arquiteto de software. Agora o inverso não é verdadeiro. Se e que sou da área de computação quiser atuar com Controladoria eu não posso. Cada dia q eu vivo essa área fico mais indignado da merda em q fui me meter.

Ambiente de Aplicações

Requisitos: Diploma ou certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Ciências Contábeis, Administração de Empresas, Economia, Ciência da Computação, Informática, Sistemas de Informação, Engenharia, Estatística ou Matemática, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

Exemplos de Atribuições: Manter e monitorar os ambientes de aplicações e banco de dados, observando os requisitos da política de segurança da informação e as diretrizes tecnológicas estabelecidas, acompanhando o tráfego de acesso aos servidores, testando vulnerabilidades e avaliando notificações de alertas, visando garantir a disponibilidade de uso e otimização da performance do ambiente.

Controladoria

Requisitos: Diploma ou certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Economia, Administração ou Ciências Contábeis, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no conselho de classe.

Exemplos de Atribuições: Elaboração de proposta orçamentária de Empresa estatal; Acompanhar e controlar o compromissamento e realização orçamentária. Avaliar resultados e desempenho. Elaborar orçamentos de gestão de custeio e orçamentos de investimento de unidades orçamentárias e gestoras; apropriar custos de acordo com tipo e natureza; apoiar gestores de negócio e comercial nos processos de precificação ou orçamentação.

19 Respostas

ViniGodoy

Você tem medo deles irem melhor na prova específica que você? Se tem esse medo, talvez eles mereçam mesmo o cargo.

pvrsouza

É verdade. Abrir a prova para qualquer área não quer dizer nada, apesar de não ser correto. Mas nesse caso, a seleção natural vai ser fatal. Só entra quem sabe! Duvido que um Administrador saiba mais de Software do que um Analista de Sistemas. E se esse Administrador souber, ótimo! O fato dele ser administrador não suja o seu lado programadoor ou analista.

FrancoC

Mas o problema não fica limitado a isso. È mais uma questão de respeito. Todas as profissões tem isso. Olha se eu comecar a estudar contabilidae e economia eu aprendo mesmo que meia boca e superficialmente em menos de 4 anos q eh o tempo da graduacao desses cursos. Mas e dai? O que eu posso fazer com esse conhecimento? Nada! Nao posso atuar nessas areas sem um registro profissional. E isso ja nao eh reciproco pra gente.

ViniGodoy

Então que liberem os outros cursos. Não seria muito melhor para você também poder concorrer com eles?
Você consegue imaginar uma justificativa viável para restringir o acesso a área de administração ou economia? Nem eu.

Acho que se apoiar em impedimentos legais para restringir o acesso da profissão é coisa de profissional medíocre. Se você sabe o que faz, não tem o que temer, a prova específica vai te colocar por cima de quem não fez faculdade, ou de quem fez nas coxas.

Agora, proteger aquele aluno vagabundo que fez uma facul de quinta e não tem outra escolha a não ser fazer concurso, só porque ele tem um diploma, isso aí sim, não é certo.

fabiocsilva

Teoricamente o concurso fica mais difícil porque praticamente qualquer graduado pode concorrer, mas na prática nem mesmo os graduados em TI vão preparados pra prova. O assunto cobrado geralmente é monstruoso e vai muito além dos conhecimentos da faculdade. Pro governo, programador tem que saber gerência de projetos, ITIL, redes, arquitetura de computadores, etc, além de saber programar, claro. Já gerente de projetos além do conhecimento específico tem que saber programar em Java e montar um Singleton. Vai entender…

dinunes

Na minha humilde opinião acredito que o Franco está querendo se referir é que é injusto que eles possam competir no mesmo patamar, nunca disse que tem medo que eles roubem sua vaga. Isso é injusto SIM!
Se todos os cursos tivessem os mesmos requisitos que TI eu até concordaria, mas não é o caso. Outra tenho feito alguns concursos e as questões muitas vezes são mau elaborada e a prova mau direcionada para cargo, fazendo que bons profissionais para aquele cargo não entre!

aconstantino

Certo dia estava em uma banca e vi uns chaveirinhos de profissões, resolvi dar uma olhada… Contabilidade tinha seu caduceu… medicina o seu… direito o simbolo da justica… e o da informática? Um monitor quadrado tosco com um mousezinho!!!

Pq eu to falando isso?

Parece que a computação ainda é uma “sub” ciência!

fabiocsilva

caibate:
Na minha humilde opinião acredito que o Franco está querendo se referir é que é injusto que eles possam competir no mesmo patamar, nunca disse que tem medo que eles roubem sua vaga. Isso é injusto SIM!
Se todos os cursos tivessem os mesmos requisitos que TI eu até concordaria, mas não é o caso. Outra tenho feito alguns concursos e as questões muitas vezes são mau elaborada e a prova mau direcionada para cargo, fazendo que bons profissionais para aquele cargo não entre!

Analista de TI não é o único cargo que exige formação “genérica”. Auditor Fiscal, por exemplo, pode ser feito por qualquer graduado, apesar de ter maior afinidade com ciências contábeis e economia. Além disso, essa exigência leve é um reflexo do mercado. Pode ser injusto não ter reserva de mercado, mas aí já é outra discussão. Tem que reclamar com a SBC e os sindicatos.

ViniGodoy

Ainda acho que vocês estão se doendo à toa.

Reserva de mercado para a faculdade e conselhos de classes são instrumentos que só tem sentido em áreas onde a vida ou morte dependem disso. Como medicina, ou engenharia, por exemplo.

Não creio que devesse é haver esse tipo de coisa para uma área como a nossa, excetuando-se certos tipos de sistemas específicos, que geralmente já estão ligados à engenharia mesmo.

O que deveríamos lutar é para cair a reserva nas outras áreas. Como por exemplo, para termos o direito de fazer os lançamentos contábeis de nossa própria empresa, ou para podermos atuar como advogados de nós mesmos num tribunal.

A sociedade deve lutar no sentido de garantir mais direitos ao cidadão, não de tornar o estado ainda mais autoritário.

FrancoC

ViniGodoy:
Ainda acho que vocês estão se doendo à toa.

Reserva de mercado para a faculdade e conselhos de classes são instrumentos que só tem sentido em áreas onde a vida ou morte dependem disso. Como medicina, ou engenharia, por exemplo.

Não creio que devesse é haver esse tipo de coisa para uma área como a nossa, excetuando-se certos tipos de sistemas específicos, que geralmente já estão ligados à engenharia mesmo.

O que deveríamos lutar é para cair a reserva nas outras áreas. Como por exemplo, para termos o direito de fazer os lançamentos contábeis de nossa própria empresa, ou para podermos atuar como advogados de nós mesmos num tribunal.

A sociedade deve lutar no sentido de garantir mais direitos ao cidadão, não de tornar o estado ainda mais autoritário.

Essa discussão não tem fim aqui no Off-topic, por que de fato ela está em aberto em nossa sociedade e sequer é discutida de maneira nobre, formal e livre de preconceitos por aí a fora.

Seguindo o seu racicionio, voce afirma que a única forma de prejuízo seja o dano físico a uma pessoa. Danos materiais e morais a uma pessoa e a sociedade não devem ser considerados. Alguém ser condenado a reclusao por varios anos, pagar indenizacoes, entre outros, por ter tido uma defesa sem qualquer pericia e capacidade é um mal menor. Apenas construir pontes e realizar cirurgias são atividades que devem ser reservadas a peritos todas as demais deve ser de livre exercicio.

Esse pessoal de computacao realmente é um povo muito doido mesmo. Tao doidos que nao fazem questao de reinvindicar direitos e contestam principios basicos para a formacao de uma sociedade. Ganham mal e trabalham duro e acreditam que vivem no limbo tamanha a alienacao.

ViniGodoy

FrancoC:
Essa discussão não tem fim aqui no Off-topic, por que de fato ela está em aberto em nossa sociedade e sequer é discutida de maneira nobre, formal e livre de preconceitos por aí a fora.

Seguindo o seu racicionio, voce afirma que a única forma de prejuízo seja o dano físico a uma pessoa. Danos materiais e morais a uma pessoa e a sociedade não devem ser considerados. Alguém ser condenado a reclusao por varios anos, pagar indenizacoes, entre outros, por ter tido uma defesa sem qualquer pericia e capacidade é um mal menor. Apenas construir pontes e realizar cirurgias são atividades que devem ser reservadas a peritos todas as demais deve ser de livre exercicio.

Esse pessoal de computacao realmente é um povo muito doido mesmo. Tao doidos que nao fazem questao de reinvindicar direitos e contestam principios basicos para a formacao de uma sociedade. Ganham mal e trabalham duro e acreditam que vivem no limbo tamanha a alienacao.

Meu raciocínio não assume nada disso que você falou. Você acabou inferindo, erroneamente, que esses tipos de danos não seriam cobertos pela sociedade, mas o fato é que eles já são.

Acho que você se equivocou em algumas coisas. Primeiro, geralmente é completamente inútil a existência de um perito para apurar danos morais. Danos morais são completamente subjetivos, e são avaliados por pessoas, que vão julgar se alguém se ofendeu ou sofreu prejuízo quanto à imagem. Nesse ponto, a regulamentação não fede e nem cheira.

Ainda tentando forçar a barra para imaginar uma situação de dano moral onde houvesse necessidade de perícia, uma empresa poderia alegar inôcencia e dizer que seu software teve bugs no mercado e que isso queimou o seu filme, por causa de um profissional incompetente que contratou. Um perito então teria que avaliar se esse profissional fez mesmo o trabalho “direito”. Duvido muito que essa alegação cole, uma vez que ela foi quem avaliou esse profissional, que o profissional possa alegar que a empresa o coagiu a fazer tudo às pressas, e que a justiça de direito está do lado do contratado, não do contratador. Portanto, acho que podemos eliminar danos morais nesse caso também.

Há necessidade de peritos para apurar se um determinado dano material foi causado ou não por falhas de processo e, de fato, apurar à quem realmente cabe a culpa. Nesse ponto, que tipos de software causam danos de processo grandes o suficiente para justificar perícia? Vou ainda mais longe, e questiono mais profundamente a questão: Temos nós, na informática, processos seguros e confiáveis para dizer que um determinado software não irá falhar seguindo um ou outro procedimento?

Olha, não sei quanto à você, mas nunca vi uma situação onde qualquer um esteja disposto a pagar em sistemas tão caros, exceto nos casos em que eu já citei, onde o prejuízo são os de vidas humanas, ou de rombos financeiros astronômicos.

Se a regulamentação da área for realmente no sentido de formalizar processos e apurar culpabilidade, estaremos extinguindo também o direito de construir um software em casa e publicar na internet, ou o direito de fazer softwares para pequenas empresas. Assim como não é qualquer um que constrói um prédio, não será qualquer um que construirá um software, que demandará por ciclos imensos de testes e uma grande burocracia, feitos por “peritos diplomados”. Você também consegue imaginar a informática com processor regulamentados em conselhos, e não passíveis de adaptação e mudanças?

Só acho que a maioria aqui não constroi sistemas tão críticos. E um bug ou outro pode sim, ser tolerado. A empresa que contratou também está ciente que alguns deles pode ocorrer, e não está disposta a pagar por mais robustes ou preço que isso. E quem somos nós para tirar o direito da contratante, quando o prejuízo será única e exclusivamente dele?

Agora, é mesmo necessário uma reserva de mercado para fazer um banco ou uma empresa de aviação contratar um perito? Independente dela ter contratado ou não, o prejuízo será de alguns milhões de reais, e aposto com você que ela irá querer um profissional bastante qualificado para fazer o serviço. De fato, veja os editais de contração da embraer e de áreas críticas dos bancos e você vai ver que eles já exigem diploma universitário, as vezes até mestrado, sem haver qualquer reserva de mercado para isso.

Por fim, eu gostaria de lembrar que o diploma não é sinônimo de nada. Posso citar aqui o Phillip Calçado, por exemplo, que não tem diploma (ou pelo menos não tinha), e que é simplesmente uma referência em qualidade e técnica em nossa área.

Eu sou completamente à favor de uma pessoa cursar a faculdade. Acho que existe mérito, as empresas reconhecem. Mas devem reconhecer pela qualidade do ensino, não por força de lei. Uma coisa é um contratador te valorizar porque sabe que a determinada faculdade geralmente trás bons profissionais para sua empresa. Outra, completamente diferente, é ele ser obrigado a preferir um fulano por que a lei exige.

dinunes

Desisto não chegaremos em lugar nenhum…

ViniGodoy

E depois você vem falar em discutir de forma livre, aberta e sem pré-conceitos? Que tal discutir sem agressão ou sem tentar taxar os colegas de doidos? Acho que todos aqui estamos no mesmo barco, embora haja divergência de opinião, ninguém é idiota.

josenaldo

Sabe o que acho engraçado nessa discussão de reserva de mercado?

Muitos esbravejam, xingam, bradam… E não percebem que muitas vezes estão ofendendo o colega do lado, que pode ate ser mais competente e/ou experiente que ele.

Não me agrada essa idéia de reserva de mercado na nossa área. Reserva e conselho não vão mudar muita coisa, ainda mais com essa politicagem que é o brasil. Nego promete muito, diz que sindicato e conselho juntos irão salvar nossas carreiras. Mas na hora do vamos ver, a coisa vai ser bem diferente.

ViniGodoy

Na hora do vamos ver, eles serão bem atuantes… mas apenas na hora de exigir o desconto do “quinhão” deles em folha de pagamento, também por força de lei.

J

Tenho que concordar com o francoc nesse quisito. É realmente muito Injusto. Mas uma coisa é certa, as outras áreas não tem a mínima condição de competir com você. O dia que um administrador passar na frente de um profissional de TI, pode saber que deve ter alguma coisa estranha ae mesmo.

josenaldo

Isso acontece. Sabe porque? POrque esse adminitrador TAMBÉM é profissional de TI, como você e como eu. Só que ele TAMBÉM estudou administração!

Conheço muitos profissionais que vieram de outras áreas e fazem um bom trabalho.

Pra mim não importa se o cara era padre ou cantor de rock. Se ele dá conta do recado com TI, porque não aproveitar esse cara, que, além do conhecimento de TI, já vem com um plus?

J

Isso acontece. Sabe porque? POrque esse adminitrador TAMBÉM é profissional de TI, como você e como eu. Só que ele TAMBÉM estudou administração!

Conheço muitos profissionais que vieram de outras áreas e fazem um bom trabalho.

Pra mim não importa se o cara era padre ou cantor de rock. Se ele dá conta do recado com TI, porque não aproveitar esse cara, que, além do conhecimento de TI, já vem com um plus?

Ok, mas o contrário também acontece, não concorda? Muitos profissionais de TI também são ótimos administradores. Então poderiam liberar o acesso a concursos de administração, para profissionais de TI.

Não é pela questão de ser administrador ou qualquer outra coisa, o Stallman por exemplo é físico e o Stroustrup, Matemático. É injusto porque é somente com TI, só por isso.

ViniGodoy

juliocbq:
Ok, mas o contrário também acontece, não concorda? Muitos profissionais de TI também são ótimos administradores. Então poderiam liberar o acesso a concursos de administração, para profissionais de TI.

Não é pela questão de ser administrador ou qualquer outra coisa, o Stallman por exemplo é físico e o Stroustrup, Matemático. É injusto porque é somente com TI, só por isso.

Quanto a isso eu concordo, é injusto sim. Mas acho que a solução é que você falou agora: liberar mais, não o contrário.

Ainda não entendo pq eu mesmo não posso fazer a contabilidade da minha própria empresa. É uma empresa pequena, tiro poucas notas fiscais por ano e o contador praticamente só assina os registros contábeis. Entretanto, lá está a lei, forçando-me a pagar um salário mínimo para ele todo mês, por alguns minutinhos de sua atenção.

E você acha que o atendimento dos contadores é bom? Se você for uma pequena empresa, ele está pouco se lixando, afinal, você é mesmo obrigado a mante-lo…

E se der um problema contábil, o contador nem sequer é compartilha a responsabilidade dos lançamentos. A culpa é do dono da empresa.

Criado 30 de março de 2010
Ultima resposta 30 de mar. de 2010
Respostas 19
Participantes 8