Concursos Públicos de TI - SP

Galera existe em algum lugar a informação de quais concursos públicos devem abrir em 2015 na área de TI?

Eu estou pensando na possibilidade de tentar uma vaga relacionada com desenvolvimento e queria juntar algumas informações mas só encontro sobre 2014.

No PciConcursos, tem um seção de concursos previstos.

Você também pode procurar o grupo (no Yahoo!) TIMasters, focado em preparação e discussão de concursos na nossa área. Lá, você pode procurar por tópicos passados com previsões. Se não achar nenhum, abre um tópico com essa pergunta. Mas, acho que vai ser mais fácil obter respostas se a dúvida for específica a uma determinada instituição (ex.: “Alguém tem ideia de quando vai abrir concurso para a(o) XYZ-SP?”).

[quote=Kazdum]Galera existe em algum lugar a informação de quais concursos públicos devem abrir em 2015 na área de TI?

Eu estou pensando na possibilidade de tentar uma vaga relacionada com desenvolvimento e queria juntar algumas informações mas só encontro sobre 2014.
[/quote] Os concursos na área de TI valem mesmo a pena? Existe algum com regime estatutário? Obrigado.

[quote=cha][quote=Kazdum]Galera existe em algum lugar a informação de quais concursos públicos devem abrir em 2015 na área de TI?

[/quote] Os concursos na área de TI valem mesmo a pena? Existe algum com regime estatutário? Obrigado.[/quote]

Alguns valem a pena, sim. Os top (e.g.: BNDES, BACEN – respectivamente CLT e estatutário) pagam acima de 10k com ótimos benefícios.

Ano passado teve um pro IBGE com remuneração inicial de ~6k, regime estatutário.

As exigências são grandes? Tem muitas vagas? Você tem percebido que têm sido chamados os candidatos que passaram? Obrigado.

Em termos de preparação, exige-se bastante dos candidatos – pelo menos para os que oferecem salário alto. O único requisito costuma ser diploma na área, mas alguns concursos também incluem provas de títulos. Mas, ainda sem pós ou experiência, dá pra passar.
No início vai parecer impossível estudar tudo que cobram nos editais, mas o esquema ideal é ir fazendo várias provas e ir acumulando estudo ao longo de alguns meses. Depois de uns 4-6 meses, começam a vir as primeiras aprovações, geralmente em concursos pontes (ou degraus). Mantendo o ritmo, dá pra conseguir um cargo ótimo em poucos anos.

Costuma ser uma das áreas com maior oferta de vagas, mas isso não é regra.

E, sim, geralmente não demoram muito para nomear os aprovados. Em alguns, é comum ainda chamarem o pessoal que se classificou além das vagas no edital. Um exemplo foi o concurso do IBGE, em que logo após a homologação chamaram pelo menos uma dúzia de candidatos “extras”, se não me engano.

[quote=Maracuja]Ola, vou colocar fogo na fogueira, mas la vai…

Concurso publico nao esta com nada, venham para o primeiro mundo, ganhem entre 10k e 20k pelo menos, regime equivalente ao CLT; E vivam em um lugar com otima qualidade de vida; alem disso acho que e mais facil do que passar num concurso publico desses ai, do BACEN, Senado Federal e etc… (os que pagam pelo menos 10k).

Se liguem![/quote]

o que está com tudo é trabalhar na iniciativa privada né? e ser explorado até a morte, isso sim…

[quote=Maracuja][quote=bozo25][quote=Maracuja]Ola, vou colocar fogo na fogueira, mas la vai…

Concurso publico nao esta com nada, venham para o primeiro mundo, ganhem entre 10k e 20k pelo menos, regime equivalente ao CLT; E vivam em um lugar com otima qualidade de vida; alem disso acho que e mais facil do que passar num concurso publico desses ai, do BACEN, Senado Federal e etc… (os que pagam pelo menos 10k).

Se liguem![/quote]

o que está com tudo é trabalhar na iniciativa privada né? e ser explorado até a morte, isso sim…[/quote]

Fale isso por vc, existem bons e ruins lugares para se trabalhar, sendo emprego publico ou privado, nao importa.

Eu estou muito feliz trabalhando para uma “grande multinacional exploradora dos pobres e oprimidos”.

[]'s[/quote]

ué amigo, vc não quis tacar lenha? taquei tb ué? rsrs

eu mesmo sou servidor publico, regime estatututario, em que ninguém me manda embora. fora o ambiente de trablho que é excelente, não troco meus 10k em serviço público por 15k em iniciativa privada de maneira nenhuma.

quem é servidor e ganha bem, nunca mais quer saber de iniciativa privada.

[quote=Maracuja]Ola, vou colocar fogo na fogueira, mas la vai…

Se liguem![/quote]

É óbvio que é mais fácil.

Você só ignorou dois pontos: condições de concorrer às vagas em países de primeiro mundo, e disponibilidade para morar longe da família e amigos.

Ser considerado candidato a um emprego lá fora requer habilidades que nem todos possuem. Em primeiro lugar, domínio do idioma falado no país (ou, no mínimo, inglês avançado). Outro requisito é a experiência. Praticamente nenhuma empresa – por mais facilitado que seja o processo de imigração para profissionais da nossa área – vai optar por estrangeiros na hora de contratar cargos com menores exigências. É muito mais seguro, barato, e bem visto contratar recém formados nas cidades próximas. É comum que somente considerem contratar gente de fora para posições em níveis sênior ou pleno, em que há escassez mundo afora.
É mais que evidente que um profissional com essas capacidades pode se dar ao luxo de escolher propostas com salários razoavelmente altos (embora bem mais baixos que em países desenvolvidos) por aqui.

Embora eu tenha vontade de morar fora, reconheço que isso não faça parte dos planos de muita gente. Deixar para trás os pais, amigos de infância e os lugares onde se foi criado normalmente impede esse tipo de mudança.

Dito isso, discordo totalmente da sua opinião de que concurso não está com nada. Não é impossível passar para um cargo que pague bem em uma cidade com qualidade de vida acima da média brasileira. (Tudo bem que é covardia comparar com cidades europeias, mas um exemplo de local assim é Curitiba.) Mesmo que se tenha que ficar longe de “casa” nessa hipótese, é bem mais em conta viajar para reencontrá-la do que se morasse fora.

[quote=bozo25]

eu mesmo sou servidor publico, regime estatututario, em que ninguém me manda embora. fora o ambiente de trablho que é excelente, não troco meus 10k em serviço público por 15k em iniciativa privada de maneira nenhuma.

quem é servidor e ganha bem, nunca mais quer saber de iniciativa privada.[/quote]

Já que é pra tacar lenha vamos lá. Eu nem ia me meter, mas como o Maracujá parece estar sozinho nessa vou dar meu palpite também.

De quem procura area publica por qualquer motivo que seja que não vocação eu desconfio. Quem precisa de estabilidade é incompetente, quem é competente na área ganha mais do que na maioria dos cargos publicos.

Se o cara ganha X como funcionário publico e não ganharia isso em empresa privada é porque ele não vale isso e está mamando na teta do Estado, inchando a folha de pagamento (se esbalda em boa parte do meu salário) e tirando dinheiro de lugares onde seria melhor aplicado.

Quem é servidor e ganha mais, mas não produz o mesmo que alguém que não esta encostado, nunca mais quer saber de largar a mamata. Mas não pode reclamar e se ofender ao ser chamado de vadio. Menos ainda quando bate no peito falando dos benefícios.

Cargo: Consultor Legislativo - Comunicações e Tecnologia da Informação
Remuneração Inicial: R$ 23.826,57.

E sim eu li o " maioria dos cargos" mas esses “competentes” também não são maioria então podemos comparar.

[quote=YvGa]
Se o cara ganha X como funcionário publico e não ganharia isso em empresa privada é porque ele não vale isso e está mamando na teta do Estado, inchando a folha de pagamento (se esbalda em boa parte do meu salário) e tirando dinheiro de lugares onde seria melhor aplicado. [/quote]

Ai que você se engana (no meu ponto de vista), a responsabilidade de um cara desses níveis mais altos é tão grande ou maior que a responsabilidade de um administrador de uma grande empresa, os caras lidam com o meu dinheiro, o seu e o de todo mundo desse fórum, se der merda são responsabilizados.

[quote=Sharkns][quote=YvGa]
Quem precisa de estabilidade é incompetente, quem é competente na área ganha mais do que na maioria dos cargos publicos.
[/quote]

Cargo: Consultor Legislativo - Comunicações e Tecnologia da Informação
Remuneração Inicial: R$ 23.826,57.

E sim eu li o " maioria dos cargos" mas esses “competentes” também não são maioria então podemos comparar.
[/quote]
Um empresário numa empresa de porte médio pode ganhar mais que isso. Se você tiver conhecimento suficiente para trabalhar como consultor, também pode chegar a esses valores. Quando eu disse que pode ganhar mais eu não disse necessariamente como empregado CLT.

[quote=Sharkns]

[quote=YvGa]
Se o cara ganha X como funcionário publico e não ganharia isso em empresa privada é porque ele não vale isso e está mamando na teta do Estado, inchando a folha de pagamento (se esbalda em boa parte do meu salário) e tirando dinheiro de lugares onde seria melhor aplicado. [/quote]

Ai que você se engana (no meu ponto de vista), a responsabilidade de um cara desses níveis mais altos é tão grande ou maior que a responsabilidade de um administrador de uma grande empresa, os caras lidam com o meu dinheiro, o seu e o de todo mundo desse fórum, se der merda são responsabilizados.[/quote]
Sim, a responsabilidade de alguns cargos é tão grande ou maior que a de um administrador de empresas. Mas isso significa que ele está lá por opção, pois poderia estar ganhando tanto quanto, ou até mais em outro lugar. Ou seja, ganha o quanto vale, ou até menos que vale. Não está mamando no dinheiro público, pelo contrário, está retornando com competência cada centavo investido no seu salário.

O que eu estou falando é, por exemplo, um auditor que ganharia no maximo 4 mil reais numa empresa qualquer, mas entra num cargo publico ganhando 10 ou 12. Por que o estado tem que pagar 10 ou 12 pra alguem que o mercado julga que nao vale 4?

[quote=YvGa]
O que eu estou falando é, por exemplo, um auditor que ganharia no maximo 4 mil reais numa empresa qualquer, mas entra num cargo publico ganhando 10 ou 12. Por que o estado tem que pagar 10 ou 12 pra alguem que o mercado julga que nao vale 4?[/quote]

Eu até tinha parado de responder, pois vi que vc não tem muito conhecimento no assunto, já que diz em postagem anterior que “vc nasce com dom para ser servidor público”.

porém, já que vc falou de auditor e eu me senti ofendido, então vamos lá:

1 - A diferença entre um auditor da União, Estado. M, DF é que ele arrecada dinheiro para os cofres públicos, autuando as empresas que tentam fraudar o sistema tributário, e, se pagando salários altos para esses auditores, tem alguns que ainda “recebem por fora”, imagina se pagasse os 4k de mercado, fora que o trabalho de um auditor de empresa particular é totalmente diferente…

2 - O valor que pagam para auditor eu acho pouco ainda, visto que 1 auditor ganha em média inicial, na receita 15k, nos fiscos estaduais depende, em sp ganha 14k, sendo a cada triênio vc ganha uma PR e o valor vai para 27k. Caso queira se aventurar, tem o concurso de fiscal de tributos do rio grande do sul, inicial é 20k.

E só pra fechar, um auditor arrecada para a U, E, mais de 1m por ano, pagando fácil seu salário.

[quote=bozo25][quote=YvGa]
O que eu estou falando é, por exemplo, um auditor que ganharia no maximo 4 mil reais numa empresa qualquer, mas entra num cargo publico ganhando 10 ou 12. Por que o estado tem que pagar 10 ou 12 pra alguem que o mercado julga que nao vale 4?[/quote]

Eu até tinha parado de responder, pois vi que vc não tem muito conhecimento no assunto, já que diz em postagem anterior que “vc nasce com dom para ser servidor público”.

porém, já que vc falou de auditor e eu me senti ofendido, então vamos lá:

1 - A diferença entre um auditor da União, Estado. M, DF é que ele arrecada dinheiro para os cofres públicos, autuando as empresas que tentam fraudar o sistema tributário, e, se pagando salários altos para esses auditores, tem alguns que ainda “recebem por fora”, imagina se pagasse os 4k de mercado, fora que o trabalho de um auditor de empresa particular é totalmente diferente…

2 - O valor que pagam para auditor eu acho pouco ainda, visto que 1 auditor ganha em média inicial, na receita 15k, nos fiscos estaduais depende, em sp ganha 14k, sendo a cada triênio vc ganha uma PR e o valor vai para 27k. Caso queira se aventurar, tem o concurso de fiscal de tributos do rio grande do sul, inicial é 20k.

E só pra fechar, um auditor arrecada para a U, E, mais de 1m por ano, pagando fácil seu salário.[/quote]

Eu escolhi auditor só pra tentar fugir do exemplo clássico que conheço, que é de programadores. Já trabalhei com muitos que ocupam cargos públicos e a imensa maioria é mais fraca que a média da iniciativa privada. Não consegue desenvolver com a mesma qualidade e produtividade, mas mesmo assim têm salários bem maiores.

Tentei fugir desse exemplo e escolhi o primeiro que me veio a cabeça. Pelo que você escreveu, escolhi o exemplo errado. Tudo bem, mas acho que o caso que você citou é a exceção e não a regra, só fui infeliz no exemplo. Devia ter focado no que conhecia bem.

Sendo assim você citou um caso que se encaixa no que eu disse quando o cara vale o que ganha, compensa o que recebe. Agora avalie a maioria das repartições públicas, desde prefeituras, agencias estaduais, federais, INSS e afins e veja se a maioria se encaixa nos que compensam o dinheiro que recebem.

Se sim, eu acho muito estranho a insatisfação geral com órgãos públicos, seus atendimentos e a competência de seus funcionários.

Eu trabalho com sistemas para área pública há mais de cinco anos, sei do que estou falando.

P.S. Eu não disse que ninguém nasce com dom para servidor público, eu disse que escolhe por vocação. Tenho um amigo biólogo, que é apaixonado pelo que faz. Ele tem, basicamente, duas opções, ser professor (o que ele não gosta), ou ser funcionário público. É muito difícil algo para ele na iniciativa privada. Isso que eu quis dizer com vocação.

Nada impede que alguém procure o setor público pelo salário. Não acho imoral ou desmerecedor, desde que o funcionário faça jus ao salário que está recebendo dos contribuintes.

Os desenvolvedores de modo geral (mesmo os excelentes) tem uma barreira salarial, acredito que por volta de 7000/8000, da qual é difícil passar.
Existem oportunidades melhores que isso - aliás muito melhores, depois que se passa essa barreira o céu é o limite :slight_smile: - mas qual o problema com essas oportunidades? Elas requerem um conjunto de skills muito maior que o de um analista. O cara precisa ser fera em comunicação, marketing pessoal, ter grande afinidade com o ambiente corporativo, enfim além do alto nível técnico tem que ser um empreendedor.

Por isso os concursos são uma boa oportunidade para quem quer ter seu trabalho técnico mais valorizado, sem ter o perfil de um homem de negócios.

No mais, no que diz respeito aos que buscam estabilidade & possibilidade de acomodação, concordo com sua colocação.

Ola, vou colocar fogo na fogueira, mas la vai…

Se liguem!

[quote=bozo25][quote=Maracuja]Ola, vou colocar fogo na fogueira, mas la vai…

Se liguem![/quote]

o que está com tudo é trabalhar na iniciativa privada né? e ser explorado até a morte, isso sim…[/quote]

Fale isso por vc, existem bons e ruins lugares para se trabalhar, sendo emprego publico ou privado, nao importa.

Eu estou muito feliz trabalhando para uma “grande multinacional exploradora dos pobres e oprimidos”.

[]'s

[quote=bozo25][quote=Maracuja][quote=bozo25][quote=Maracuja]Ola, vou colocar fogo na fogueira, mas la vai…

Se liguem![/quote]

[]'s[/quote]

quem é servidor e ganha bem, nunca mais quer saber de iniciativa privada.[/quote]

Ok, entendi o seu ponto. Porem, nao e todo emprego privado que seja ruim, so ahcie que ficou muito generalizado

[quote]

Existem bons lugares para se trabalhar na iniciativa privada tambem.

[quote]

Pode ser verdade, posso ate concordar com isso, mas reafirmo meu ponto anterior, existem bons empregos em empresas privadas.

E so uma questao de achar um bom emprego em um lugar ou no outro! :smiley:

[quote=naosouusuario][quote=Maracuja]Ola, vou colocar fogo na fogueira, mas la vai…

Se liguem![/quote]

É óbvio que é mais fácil.

Você só ignorou dois pontos: condições de concorrer às vagas em países de primeiro mundo, e disponibilidade para morar longe da família e amigos.

Ser considerado candidato a um emprego lá fora requer habilidades que nem todos possuem. Em primeiro lugar, domínio do idioma falado no país (ou, no mínimo, inglês avançado). Outro requisito é a experiência. Praticamente nenhuma empresa – por mais facilitado que seja o processo de imigração para profissionais da nossa área – vai optar por estrangeiros na hora de contratar cargos com menores exigências. É muito mais seguro, barato, e bem visto contratar recém formados nas cidades próximas. É comum que somente considerem contratar gente de fora para posições em níveis sênior ou pleno, em que há escassez mundo afora.
É mais que evidente que um profissional com essas capacidades pode se dar ao luxo de escolher propostas com salários razoavelmente altos (embora bem mais baixos que em países desenvolvidos) por aqui.

Embora eu tenha vontade de morar fora, reconheço que isso não faça parte dos planos de muita gente. Deixar para trás os pais, amigos de infância e os lugares onde se foi criado normalmente impede esse tipo de mudança.

Dito isso, discordo totalmente da sua opinião de que concurso não está com nada. Não é impossível passar para um cargo que pague bem em uma cidade com qualidade de vida acima da média brasileira. (Tudo bem que é covardia comparar com cidades europeias, mas um exemplo de local assim é Curitiba.) Mesmo que se tenha que ficar longe de “casa” nessa hipótese, é bem mais em conta viajar para reencontrá-la do que se morasse fora.[/quote]

Concordo com os seus pontos, morar fora nao e nem facil e nem e para todo mundo. No entanto quanto aos empregos publicos, existem muitos que nao estao com nada mesmo, os que realmente valem a pena sao poucos, uma minoria.

Alem disso, no exemplo citado, pode ser sim mais em conta, morar no exterior e ir visitar a familia no Brasil do que ter que viajar dentro do pais (sei la, Curitiba -> Maceio), principalmente considerando-se o que se pode ganhar no exterior (% do salario para bancar uma viajem dessas).

Eu apenas quis cutucar um pouco o pessoal, falando sobre a possibilidade de ir trabalhar no exterior, pois acho que poucos Brasileiro tem nocao de que isso seja possivel, tambem neste quesito, infelizmente estamos atras de outros paises de terceiro mundo como a China, India, Russia, Ucrania. Queria mesmo que mais Brasileiros viessem para o Canada! :frowning: