[quote=bozo25][quote=YvGa]
O que eu estou falando é, por exemplo, um auditor que ganharia no maximo 4 mil reais numa empresa qualquer, mas entra num cargo publico ganhando 10 ou 12. Por que o estado tem que pagar 10 ou 12 pra alguem que o mercado julga que nao vale 4?[/quote]
Eu até tinha parado de responder, pois vi que vc não tem muito conhecimento no assunto, já que diz em postagem anterior que “vc nasce com dom para ser servidor público”.
porém, já que vc falou de auditor e eu me senti ofendido, então vamos lá:
1 - A diferença entre um auditor da União, Estado. M, DF é que ele arrecada dinheiro para os cofres públicos, autuando as empresas que tentam fraudar o sistema tributário, e, se pagando salários altos para esses auditores, tem alguns que ainda “recebem por fora”, imagina se pagasse os 4k de mercado, fora que o trabalho de um auditor de empresa particular é totalmente diferente…
2 - O valor que pagam para auditor eu acho pouco ainda, visto que 1 auditor ganha em média inicial, na receita 15k, nos fiscos estaduais depende, em sp ganha 14k, sendo a cada triênio vc ganha uma PR e o valor vai para 27k. Caso queira se aventurar, tem o concurso de fiscal de tributos do rio grande do sul, inicial é 20k.
E só pra fechar, um auditor arrecada para a U, E, mais de 1m por ano, pagando fácil seu salário.[/quote]
Eu escolhi auditor só pra tentar fugir do exemplo clássico que conheço, que é de programadores. Já trabalhei com muitos que ocupam cargos públicos e a imensa maioria é mais fraca que a média da iniciativa privada. Não consegue desenvolver com a mesma qualidade e produtividade, mas mesmo assim têm salários bem maiores.
Tentei fugir desse exemplo e escolhi o primeiro que me veio a cabeça. Pelo que você escreveu, escolhi o exemplo errado. Tudo bem, mas acho que o caso que você citou é a exceção e não a regra, só fui infeliz no exemplo. Devia ter focado no que conhecia bem.
Sendo assim você citou um caso que se encaixa no que eu disse quando o cara vale o que ganha, compensa o que recebe. Agora avalie a maioria das repartições públicas, desde prefeituras, agencias estaduais, federais, INSS e afins e veja se a maioria se encaixa nos que compensam o dinheiro que recebem.
Se sim, eu acho muito estranho a insatisfação geral com órgãos públicos, seus atendimentos e a competência de seus funcionários.
Eu trabalho com sistemas para área pública há mais de cinco anos, sei do que estou falando.
P.S. Eu não disse que ninguém nasce com dom para servidor público, eu disse que escolhe por vocação. Tenho um amigo biólogo, que é apaixonado pelo que faz. Ele tem, basicamente, duas opções, ser professor (o que ele não gosta), ou ser funcionário público. É muito difícil algo para ele na iniciativa privada. Isso que eu quis dizer com vocação.