Boas pessoal, gostava de saber se alguém sabe como condensar matrizes em java…Tenho um trabalho pra universidade que pede isso, para poder calcular o determinante da matriz e eu não estou mesmo a conseguir fazer…
Obrigado
Boas pessoal, gostava de saber se alguém sabe como condensar matrizes em java…Tenho um trabalho pra universidade que pede isso, para poder calcular o determinante da matriz e eu não estou mesmo a conseguir fazer…
Obrigado
O que é “condensar uma matriz” ?
http://www.sc.ehu.es/sbweb/fisica/cursoJava/numerico/matrices/matriz1/matriz1.htm
Condensar matriz é o processo que faz com que todos os elementos abaixo da diagonal principal passem a 0 e todos os da diagonal principal passem a 1, não sei que outro nome isso tem…
Por exemplo:
1245
0124
0010
0001
O processo tem que ser feito só com troca de linhas ou colunas, e as operações matemáticas de soma, subtração e multiplicação por uma constante diferente de 0.
Obrigado pela rapidez…
Penso que no método de calcular o determinante do link que me deste acima, o primeiro ciclo serve para condensar, certo???
Eu não entendi direito o que voce quer fazer mas ai vai uma ajuda: os algoritmos pra percorrer os elementos acima da DP e abaixo da DP.
Acima da dp:
for(int i = 0;i<matriz.length-1 ;i++) {
for (int j = i+1; j < matriz.length; j++) {
//Trabalha com os elementos
}
}
e abaixo da dp:
for(int i = 1;i<matriz.length ;i++) {
for (int j = 0; j < i; j++) {
//Trabalha com os elementos
}
}
Flw espero ter ajudado
Obrigado pessoal, valeu a ajuda, na primeira resposta consegui encontrar o que queria…obrigado aos dois…