Boa Noite.
Gostaria de saber se existe uma maneira de condicionar a validação de um formulário em JSF, por exemplo, estou desenvolvendo uma tela onde tenho uma formulário e ao salvar o formulário eu adiciono os dados do form em um dataTable abaixo deste formulário, para o cadastro isso funciona redondinho,
mas para a edição desta tela, como o dataTable ja vira carregada, gostaria que o formulário não fosse validado, isso é possível ?
Att
Pessoal, alguém já passou por esse problema ???
você poderia utilizar o <s:validatorForm> do Seam Faces.
ele é um validador comum do JSF, porém tem a vantagem de validar múltiplos campos de um form.
http://docs.jboss.org/seam/3/faces/latest/reference/en-US/html/components.html#validateForm
a ideia é que sempre o formulário passe pelo validador, mas o macete é se vai executar a lógica ou não.
você poderia colocar um campo dizendo se deve validar ou não, pode ser um boolean ou até mesmo o ID do objeto.
e no validador faria algo como:
@Inject
private boolean registroNovo;
@Inject
private String nome;
@Inject
private String cidade;
public void validator(...) {
if (registroNovo) {
// executa lógica de validação
}
}
[quote=Deverling]
mas para a edição desta tela, como o dataTable ja vira carregada, gostaria que o formulário não fosse validado
Att[/quote]
não entendi o que vc quer dizer com ‘gostaria que o formulário não fosse validado’
raf4ever é que essa tela fazendo é pro cadastro de nota fiscal, fiz essa tela usando o componente p:wizard do primefaces, ela é dividida em 5 partes e essa parte especificamente é a que efetua o cadastro de seus itens, logo se o meu dataTable tiver registros não preciso validar o formulário, pois o usuário pode não querer cadastrar nenhum item novo apenas ir para a próxima etapa, entendeu ?