Conectando aplicações

10 respostas
A

Pessoal, estou fazendo uma aplicação que será um serviço disponibilizado numa rede interna… acessado por várias aplicacoes, algumas feitas em java outras em delphi… tenho algumas opcoes para conectar as aplicacoes clientes ao servico q eu vou criar… RMI, sockect, web service, corba…
Me deem uma dica, qual vcs acham mais facil de implementar? a troca de msgs é simples…

10 Respostas

rodrigoallemand

Se vc precisa de uma coisa mais corporativa, onde muitas linguagens deverão se falar, procure por ESB… Eu considero esse tipo de integração facil, sem muito custo de desenvolvimento e bastante elegante. A ultima Mundo Java fala bastante sobre o Apache Tuscany, que é uma implementação de ESB da Apache free.

fabeen

Para desacoplar de qualquer tecnologia eu iria sugerir que a implementação a ser feita fosse um Web Service, mas é claro, depende de qual Tipo de Serviço nós estamos falando.

A

fabeen:
Para desacoplar de qualquer tecnologia eu iria sugerir que a implementação a ser feita fosse um Web Service, mas é claro, depende de qual Tipo de Serviço nós estamos falando.

É um servico mto simples… o cliente na verdade soh dispara um gatilho dizendo: “executa isso”, no maximo passa um parametro… por isso qria algo simples, pois usar frameworks, ESBs e outros montrinhos da vida nao me seriam uma boa opcao… to quase implementando um listenerzinho num socket em qq porta na rede e fico esperando ele ser ativado… :frowning: seria uma boa opcao?

fabeen

Pra simplificar tanto o trabalho de disponibilizar o serviço quanto a implementação para consumo dele, acho a melhor solução criar um WebService.

rodrigoallemand

Mas a implementação de ESBs com o Tuscany está bastante simples (bem, se escreve muito xml como quase tudo na Apache).
Alem disso, ESBs e WebServices caem no mesmo mundo, no fim das contas…

A

Mas a implementação de ESBs com o Tuscany está bastante simples (bem, se escreve muito xml como quase tudo na Apache).
Alem disso, ESBs e WebServices caem no mesmo mundo, no fim das contas…

Pois eh… era isso mesmo q eu nao qria… :frowning:
Acho q vou fazer assim, faco um cliente em java e conecto via RMI, e pras aplicacoes delphi utilizo JNI pra acessar os metodos desse cliente… e ele conecta no servico via RMI…
Putz, mas me complica a vida do mesmo jeito :frowning: To num mato sem cachorro… hehehe :smiley:
Se alguem tiver uma luz no fim do tunel seria bem-vindo…

rodrigoallemand

Então faz o basicão!!!
Apache Axis (facin, facin) pra expor seus WebServices e voila!

mcampelo

andre2k2:

Acho q vou fazer assim, faco um cliente em java e conecto via RMI, e pras aplicacoes delphi utilizo JNI pra acessar os metodos desse cliente… e ele conecta no servico via RMI…
Putz, mas me complica a vida do mesmo jeito :frowning: To num mato sem cachorro… hehehe :smiley:

Se você quer fazer algo simples e que várias plataformas (Java, Delphi, etc) possam conectar, por que você não trabalha com requests http?

Acho bem mais simples que trabalhar com RMI e JNI ou até mesmo implementar um servidor para escutar requisições TCP.

Abraços,
Marco Campêlo

A

mcampelo:
andre2k2:

Se você quer fazer algo simples e que várias plataformas (Java, Delphi, etc) possam conectar, por que você não trabalha com requests http?

Acho bem mais simples que trabalhar com RMI e JNI ou até mesmo implementar um servidor para escutar requisições TCP.

Abraços,
Marco Campêlo

E como eu poderia fazer isso, Marco? Vc tem algum material a respeito? eu nunca ouvi falar sobre esse metodo, hehehe!! :smiley:

mcampelo

Basta você implementar uma Servlet!

Simples assim! :wink:

Criado 18 de dezembro de 2007
Ultima resposta 18 de dez. de 2007
Respostas 10
Participantes 4