rsaforuns:
olá,
Já alterei para o modo de autenticação do usuário.
public Connection conectaBanco() {
try {
Class.forName("net.sourceforge.jtds.jdbc.Driver");
con = DriverManager.getConnection("jdbc:jtds:sqlserver://localhost:1433/teste", "sa", "senha");
stm = con.createStatement();
}
catch (Exception e) {
System.out.println("Não foi possível conecttar ao banco: "+ e.getMessage());
}
return con;
}
Eu uso o netbeans, então adicionei na biblioteca o driver do jdbc.
Alterei o tcp/ip do sql server para habilitado e a porta para 1433.
Mas continua aparecendo o seguinte erro:
Não foi possível conecttar ao banco: Network error IOException: Connection refused: connect
eu to aqui estudandosql server 2005, ironicamente...
tive algum trabalho mais consegui conectar... vo te passa tudo o q eu fiz:
la no configuration manager (iniciar, programas, sql server 2005, configuration tools, sql server configuration manager), fui no configuração de rede, protocolos para SQLEXPRESS(a instancia dele q eu to usando).
clique duplo em tcp/ip, habilitado vc deixa sim, vai na aba endereços ip, dexa a porta como vc disse 1433 e dexa em branco a porta dinâmica, da o OK e fecha o configuration manager.
ai ainda tem q configurar o servidor pra aceitar conexões também autenticadas pelo sql server, e não só pelo windows, caso isso ja não esteja feito...
abre o sqlserver management studio, conecta com o usuario que vc tem como administrador (que caso isso não esteja feito provavelmente vc vai usar windows autentication)
clica com o direito lano banco de dados do lado eskerdo, em nome_do_pc\instancia, propriedades.
na janela que abre vc vai em security e seleciona SQL server and windows autentication mode (em server autentication)...
da o ok e fecha tudo...
aparentemente essas são as configurações que precisa no proprio banco, depois de criado o usuario, tente logar com ele no management studio usando sql server autentication pra teste.
pra testar se ta aceitando conexões tcp tb, vai no dos e da um telnet ip porta
se algum destes dois utlimos não funcionar ai tem algo errado, revise tudo...
ai depois no java seria +- o q vc ta usando... eu fiz funciona aki usando o hibernate, assim ficou o meu hibernate.cfg.xml (olhando vc ja deduz o q q é usuario, senha, urlde conexão...etc)
<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<!DOCTYPE hibernate-configuration PUBLIC "-//Hibernate/Hibernate Configuration DTD 3.0//EN" "http://hibernate.sourceforge.net/hibernate-configuration-3.0.dtd">
<hibernate-configuration>
<session-factory>
<property name="hibernate.dialect">org.hibernate.dialect.SQLServerDialect</property>
<property name="hibernate.connection.driver_class">net.sourceforge.jtds.jdbc.Driver</property>
<property name="hibernate.connection.url">jdbc:jtds:SQLServer://localhost/estudos</property>
<property name="hibernate.connection.username">flavio</property>
<property name="hibernate.connection.password">flavio</property>
</session-factory>
</hibernate-configuration>
usando jdbc direto, disconfio que a url com usuario e senha vai ficar alguma coisa +- assim pelo q eu tinha dado uma olhada na documentação do jtds...
jdbc:jtds:SQLServer://:<1433 não obrigatório, obviamente a porta>/;user=usuario;password=senha
boa sorte... responde ai se deu certo...
editando... do jeito q vc chamo o getConnection deve da certo, se um não da certo testa o outro, mais pra da connection refused disconfio que seja n o servidor o problema, faz os testes q eufalei ali em cima...