Conectando meu Programa em um Banco de Dados [Duvida qual Usar]

12 respostas
M

Galera estou criando um programa de gerenciamento de restaurantes bem basico para um amigo.

Já terminei toda a parte funcional do programa, agora quero guardar as informações do programa, para da proxima vez que o programa abrir as informações estejam la.

A pergunte é:

Vocês que tem mais experiência, ideal seria usar um Banco de Dados? Qual usar?

Ou gravar e ler estas informações em arquivo no computador?

Muito Obrigado.

Estou utilizando o Netbean.

12 Respostas

drsmachado

PostgreSQL ou MySQL, são gratuitos e muito bons

Master.Abs

Diria o mesmo, porém o Mysql pode-se usar para projetos em casa mas no lado comercial deve-se ter licença. Portanto o
ideal é o Postgres.

darkan666

Diria o mesmo.

poderia usar o Oracle XE também…
gravar, e ler informações de arquivos não é uma boa opção :wink:

mas vale apena estudar sobre… :wink:

tguerra

Eu utilizo MySQL! 8)

drsmachado

Diria o mesmo.

Embora o projeto seja simples, temos que considerar a possibilidade de aumentar o escopo e o programa precisar ser ampliado.

Deste modo, nem o OracleXE, nem o SQL Server Express são recomendados, pois, embora sejam gratuitos, são limitados.

Não há qualquer perda (aliás, até há ganhos) ao utilizar o Postgres, robusto, confiável e muito bom.

AlexandreTLazaro

Postgres 4Ever :smiley:

darkan666

Diria o mesmo.

Embora o projeto seja simples, temos que considerar a possibilidade de aumentar o escopo e o programa precisar ser ampliado.

Deste modo, nem o OracleXE, nem o SQL Server Express são recomendados, pois, embora sejam gratuitos, são limitados.

Não há qualquer perda (aliás, até há ganhos) ao utilizar o Postgres, robusto, confiável e muito bom.

bom saber :smiley:

M

Agradeço a todos pela ajuda.

Irei usar a dica do companheiro drsmachado.

Obrigado a Todos.

discorpio

Boa tarde a todos.

Qual banco de dados usuar :?:

Só para melhorar o se conceito de análise, o banco de dados a se usar dependerá do tamanho de sua aplicação.

Quando falo em tamanho, não me refiro somente a quantidade de bytecodes que a mesma terá, mas também na quantidade de dados e que a mesmo vai processar.

Se você desenvolve para uma empresa de grande porte, como uma empresa de transporte áreo, por exemplo, então o banco de dados recomendável é o Oracle ou SQL Server que são robustos em tamanho e processamento,

Para empresas de médio porte como uma loja de eletrodomésticos, o mySql e o Postgres, atendem muito bem, isto sem falar também no Firebird que também atende

Já para aplicações locais e dométicas que não envolvam um intranet, a galera já foi unânime e eu também concordo com eles, que é o Postgres, que além de gratuíto, é robusto no processamento porém leve de tamanho, e para internet ou intranet, utilizado com o Apache Tomcat, e excelente, e por isso que o uso.

Um abraço.

darkan666

discorpio:
Boa tarde a todos.

Qual banco de dados usuar :?:

Só para melhorar o se conceito de análise, o banco de dados a se usar dependerá do tamanho de sua aplicação.

Quando falo em tamanho, não me refiro somente a quantidade de bytecodes que a mesma terá, mas também na quantidade de dados e que a mesmo vai processar.

Se você desenvolve para uma empresa de grande porte, como uma empresa de transporte áreo, por exemplo, então o banco de dados recomendável é o Oracle ou SQL Server que são robustos em tamanho e processamento,

Para empresas de médio porte como uma loja de eletrodomésticos, o mySql e o Postgres, atendem muito bem, isto sem falar também no Firebird que também atende

Já para aplicações locais e dométicas que não envolvam um intranet, a galera já foi unânime e eu também concordo com eles, que é o Postgres, que além de gratuíto, é robusto no processamento porém leve de tamanho, e para internet ou intranet, utilizado com o Apache Tomcat, e excelente, e por isso que o uso.

Um abraço.

caraca… explicação muito boa :smiley: ajudou bastente o/* :smiley:

drsmachado

Postgres é tão (ou mais) robusto que Oracle e SQL Server, porém, há ainda aquela mácula de software livre e novo.
MySQL era até alguns anos, o sgbd mais utilizado do mundo, pois mais de 50% dos webservers e hosts do mundo utilizavam-no. Não sei como está agora, porém, creito que ainda deve ser amplamente utilizado.
SQL Server e Oracle tem uma performance mais ágil pois tem todo um suporte pago, isso faz a diferença, embora seja possível dar aos free (MySQL e Postgres) performances semelhantes.

Particularmente, nunca utilizei o Postgres como solução, sou muito fiel ao MySQL e, embora trabalhe com Oracle há uns 3 anos, ainda acho o My mais legal.

discorpio

Bom dia a todos

drsmachado:
Postgres é tão (ou mais) robusto que Oracle e SQL Server, porém, há ainda aquela mácula de software livre e novo.
MySQL era até alguns anos, o sgbd mais utilizado do mundo, pois mais de 50% dos webservers e hosts do mundo utilizavam-no. Não sei como está agora, porém, creito que ainda deve ser amplamente utilizado.
SQL Server e Oracle tem uma performance mais ágil pois tem todo um suporte pago, isso faz a diferença, embora seja possível dar aos free (MySQL e Postgres) performances semelhantes.

Particularmente, nunca utilizei o Postgres como solução, sou muito fiel ao MySQL e, embora trabalhe com Oracle há uns 3 anos, ainda acho o My mais legal.

Eu quase não vejo, não só nesse post, mas na maioria de post sobre banco de dados, alguém citar o Interbase o seu sucessor Firebird. Quando programava em Delphi o Firebird me atendeu muito bem, e hoje, se não me falha a memória, os bugs que o mesmo possuiam, foram corrigidos nas novas versões. Hoje se encontra na versão 2.5 se não me engano.

O java também possui um JDBC para Firebird, e acredito que se não fosse bom, a Sun não iria perder tempo em construir essa API para ele, e cheguei a usá-lo em uma das aplicações minhas em desktop e atendeu muito bem. Contudo, ainda acho o Postgres mais robusto em performance do que o Firebird, e é por isso que eu digo, por existir muitos bancos de dados bons no mercado, o banco de dados a se usar, não só dependerá do gosto do desenvolvedor, mais também do grande volume de dados e da grande complexidade que a aplicação vai desenvolver.

Criado 3 de novembro de 2011
Ultima resposta 4 de nov. de 2011
Respostas 12
Participantes 7