Conectar o access em outros bancos de dados

Olá galera, eu hj estava conversando com um amigo sobre bds e ele comentou comigo que é possivel conectar o access em outros bancos para fazer pesquisa e até mesmo transferir dados, fiquei curioso pois, nunca tinha ouvido falar sobre essa prática. Alguém já viu algo assim e pode estar me explicando como posso fazer isso!? valew gente!

O MS Access tem um help, acredito que esteja até em português na versão do MS Office em português. Portanto ler o manual não deve ser problema para você.

De qualquer maneira, é relativamente simples - crie uma conexão ODBC para esse banco (dependendo do tal banco, você precisa antes instalar o driver ODBC na sua máquina) , e o Access pode então enxergar esse banco pela conexão ODBC. Quais são os comandos corretos? Procure no menu, que não tem galho.

O que thingol falou procede, mas vou adiantando isso sempre dá bronca…vai depender do banco de dados que você acessar (se for SQL Server é tranquilo), pois o que chove de erro quando se tenta acessar outros DBs como oracle, mysql…é sofrível! Uma vez acabei fazendo um software para realizar essa exportação por que um cliente precisava passar alguns dados para seu fornecedor nesse formato, tentei muito usar esse recuros de importação, mas não deu.

esqueci…

…para você fazer essa “conexão” crie um banco de dados novo e vá em: Arquivo -> Obter dados Externos -> Importar

vai abrir uma janela, abra o combo que solicita o tipo de arquivo, as últimas opções deve sugerir uma conexão via ODBC o resto é fácil.

É que os drivers ODBC, de modo geral, não conseguem mapear corretamente todos os recursos do banco de dados se ele não for MS Access ou MS SQL Server.
Além disso, os drivers fornecidos pela Microsoft, no caso da Oracle, são terríveis - use os da própria Oracle, ou melhor, compre um driver se puder (são caros, então para fazer uma simples importação acho que não vale a pena).

Off-topic - Não estimularia o uso de MS Access - como você sabe, é melhor usar qualquer outro banco de dados com Java, mas não o MS Access.