Conectar programa ao BD

Olá pessoal, estou começando a aprender programação Java, e estou tentando fazer um programa que cadastra Estados e suas siglas para treinar.

Criei um banco de dados no postgres e a tabela com colunas de id, nome do estado e sigla.
Tentei fazer um script para conectar o programa ao banco de dados, mas ao rodar o programa, é informado apenas o construído com sucesso, Pela lógica, solicitei informar tanto se houver erro quanto se houver sucesso uma mensagem na tela. Porém não aparece. Poderiam me ajudar verificando se fiz alguma coisa de errado?

package DAL;
import java.sql.*;
import javax.swing.JOptionPane;

public class ConectaBd {

public static Connection conectabd() throws ClassNotFoundException, SQLException{
    try{
        Class.forName("org.postgresql.Driver");
        Connection con = DriverManager.getConnection("jdbc:prostgresql://localhost:5432","postgres","123456");
        JOptionPane.showMessageDialog(null, "Conectado com Sucesso!");
        return con;
    }

catch(SQLException error){
    JOptionPane.showMessageDialog(null, error);

}
return null;
}
}

Não esconda o erro, senão só vai te complicar em resolver problemas. Retire esse try catch ou chame throw dentro do catch.

Só por via das duvidas…
Você esta chamando essa classe no método main né?
Ele não retorna nada nada quando você executa?

Teu código está estruturado de uma maneira fora do comum (no mau sentido).
Talvez você esteja seguindo um tutorial ou algo assim, mas, o que, aparentemente está ocorrendo é que você tem as classes, mas não invoca, em nenhum momento, um objeto da ConectaBd. Por isso não recebe nem erro, nem sucesso.

1 curtida

Valeu galera! Realmente estava faltando muita informação. Agora deu td certo!