Conectar programa com banco de dados pela internet

Estou criando um sistema.
O banco de dados do sistema ficará em um servidor apache e o sistema podera ser instalado em qualquer máquina.
O sistema acessará o banco de dados pela internet no servidor.
Como eu faço para ter essa ligação entre o sistema e o banco de dados??

Obg por enquanto!!

Você já tentou? Tem alguma parte do código?

Na verdade isso será um TCC de técnico em informática meu, nem comecei a fazer ainda.
Estou com essa dúvida e queria tira-lá antes de começar a fazer o sistema.

Obg

UP

Entao, eu não queria que vocês me ensinasse os códigos e tudo mais.
Eu apenas quero que vocês me falem como é feito isso?? É muito difícil??

Obg

Na configuração da conexão com o banco, basta trocar “localhost” pelo IP do servidor.

Hmm, tendi.

Mas se eu apenas trocar o o local host pelo IP, já terá a conexao automática pela internet, mesmo que eu execute o sistema em uma máquina que não esteja conectada com o servidor?

Hmm, tendi.

Mas se eu apenas trocar o o local host pelo IP, já terá a conexao automática pela internet, mesmo que eu execute o sistema em uma máquina que não esteja conectada com o servidor?[/quote]

Não…

Tem toda a questão de portas pra liberar, roteamento e bla bla bla…

Se você ta se preparando para o TCC de Técnico em Informática já deveria saber isso…

Hmm, tendi.

Mas se eu apenas trocar o o local host pelo IP, já terá a conexao automática pela internet, mesmo que eu execute o sistema em uma máquina que não esteja conectada com o servidor?[/quote]

Vamos lá…

No momento que você se conecta diretamente na internet, você recebe um endereço IP. Ele pode ser estático (geralmente se usa em servidores), ou dinâmico (conexões caseiras).
Esse IP pode estar diretamente ligado ao computador conectado ou pode passar por um roteador/firewall/etc…
Se o IP for dinâmico você tem que usar algum serviço de DNS dinâmico tipo o dynDNS.
Uma vez o banco de dados em uma máquina conectada na internet, através de outra máquina conectada na internet, você pode ser conectar nesse banco de dados pela própria ferramenta cliente. Caso tenha um roteador/firewall terá que configurar a liberação da porta do banco de dados… port mapping… rotas… etc… vai depender muito de cada caso.

Uma vez conectado pela própria ferramenta cliente do banco de dados, nada muda para seu programa conectar.

Você pode criar regras no firewall para não permitir que a conexão venha de qualquer lugar, aumentando a segurança.
Você também pode criar uma rede privada pela internet (VPN).

Outra forma seria não se conectar diretamente ao banco de dados, mas sim utilizar Webservices e desta forma fazer simples chamadas HTTP!

Obg a todos.
Entendi melhor agora