Gente é o seguinte fiz um formulário pelo netbeans e gostaria que alguém me desse uma luz como fazer a ligação com o banco de dados.
uso o Mysql
por exemplo se tenho um campo no form com o nome aluno com fazer esse valor inserido no JTextfiel ser armazenado no banco de dados
Conecxao com o banco de dados
4 Respostas
Alguma vez vc fez algum programinha em java com banco de dados, mas sem interface gráfica, apenas utilizando o modo console?
Ou vc simplesmente nunca mexeu com java + banco de dados?
cara é o seguinte sou estudante java mais aunica vez que fiz uma ligação com o banco de dados foi usando um ferramenta do netbeans que cria um formulario chamado de amostra mestre detalhe
só que quero aprender a fazer direto pelo comando para aprender mesmo.
programando de verdade.
Eu acho o seguinte, você deveria primeiro esquecer a interface e focar na parte de conexão com banco e os métodos insert e os demais.
Depois de entender como se faz isso, dai sim você cria um interface simples com uns 3 ou 4 campos e tenta unir com o que você já tinha estudado.
Tem vários tutoriais na net sobre comexão com banco. Pode dar uma olhada aqui JDBC com Banco de Dados Standalone. Tem um exemplo com 2 bancos o Derby e o hsqldb, se quiser é só perguntar lá que te digo como conectar com Mysql.
Depois de fazer esse tutorial e ter entendido a conexão com banco, vc parte para a interface.