Conecxao com o banco de dados

Gente é o seguinte fiz um formulário pelo netbeans e gostaria que alguém me desse uma luz como fazer a ligação com o banco de dados.
uso o Mysql
por exemplo se tenho um campo no form com o nome aluno com fazer esse valor inserido no JTextfiel ser armazenado no banco de dados

Alguma vez vc fez algum programinha em java com banco de dados, mas sem interface gráfica, apenas utilizando o modo console?

Ou vc simplesmente nunca mexeu com java + banco de dados?

cara é o seguinte sou estudante java mais aunica vez que fiz uma ligação com o banco de dados foi usando um ferramenta do netbeans que cria um formulario chamado de amostra mestre detalhe
só que quero aprender a fazer direto pelo comando para aprender mesmo.
programando de verdade.

Oi,

Baixe essas apostilas…

http://www.guj.com.br/java/231956-java-controle-de-estoque

Eu acho o seguinte, você deveria primeiro esquecer a interface e focar na parte de conexão com banco e os métodos insert e os demais.

Depois de entender como se faz isso, dai sim você cria um interface simples com uns 3 ou 4 campos e tenta unir com o que você já tinha estudado.

Tem vários tutoriais na net sobre comexão com banco. Pode dar uma olhada aqui JDBC com Banco de Dados Standalone. Tem um exemplo com 2 bancos o Derby e o hsqldb, se quiser é só perguntar lá que te digo como conectar com Mysql.
Depois de fazer esse tutorial e ter entendido a conexão com banco, vc parte para a interface.