Olá pessoal, primeiramente gostaria de parabenizar a comunidade. Já fiz varias pesquisas para resolver algumas duvidas e todas elas consegui achar informações.
Este é meu primeiro post.
Estou a bastante tempo tentando fazer conexao a BD (ja tentei mySQL e agora Oracle) mas não tem jeito, não da certo. Estou tentando Oracle porque na faculdade eu usava e dava certo.
Utilizo o Eclipse Version: 3.4.1 Build id: M20080911-1700
Baixei o Oracle 10g Release 10.2.0.1.0 Express Edition do site da Oracle e o driver correto para ele.
No Oracle:
Criei o usuario "teste" no Oracle e uma tabela "usuario" esta via linha de comando no console do Oracle.
No Eclipse:
Importo nas propriedades do projeto (Java Build Path/Libraries/Add External JAR) o .jar do driver da Oracle.
Criei um projeto chamado Teste com a classe ExAcessoOracleApp gerando o metodo main.
import java.sql.*;
class ExAcessoOracleApp {
public static void main(String args[]) throws SQLException,
ClassNotFoundException {
Class.forName("oracle.jdbc.driver.OracleDriver");
String user = "teste";
String senha= "senha";
Connection conn = DriverManager.getConnection(
"jdbc:oracle:thin:@127.0.0.1:8080:TESTE", user,senha);
}
}
Com relação ao códio, acredito que isto basta para criar uma conexão ao BD sem retornar erro algum, no caso o console do Eclipse não iria retornar erro algum executando o código acima, ao meu ver isso indica que a conexão foi executada.
Minha duvida é nesta linha: "jdbc:oracle:thin:@127.0.0.1:8080:TESTE", user,senha);
Após a porta 8080 não sei se é o parametro TESTE que devo informar... coloquei isto porque deduzi que minha base de dados seria o mesmo nome do usuario que criei. Para mim este pode ser o unico erro que cometi.
O Eclipse relata o seguinte erro:
Exception in thread "main" java.sql.SQLException: Exceção de E/S: Got minus one from a read call
at oracle.jdbc.driver.DatabaseError.throwSqlException(DatabaseError.java:112)
at oracle.jdbc.driver.DatabaseError.throwSqlException(DatabaseError.java:146)
at oracle.jdbc.driver.DatabaseError.throwSqlException(DatabaseError.java:255)
at oracle.jdbc.driver.T4CConnection.logon(T4CConnection.java:387)
at oracle.jdbc.driver.PhysicalConnection.
at oracle.jdbc.driver.T4CConnection.
at oracle.jdbc.driver.T4CDriverExtension.getConnection(T4CDriverExtension.java:35)
at oracle.jdbc.driver.OracleDriver.connect(OracleDriver.java:801)
at java.sql.DriverManager.getConnection(Unknown Source)
at java.sql.DriverManager.getConnection(Unknown Source)
at ExAcessoOracleApp.main(ExAcessoOracleApp.java:14)
Não consigo passar disso, ja busquei bastante info mas nada me ajuda.
Vi no README da Oracle que tem configuração de CLASSPATH para fazer para "instalar" o driver .jar. Mas nao sei como proceder isso.
Alguem pode me ajudar?
Agradeço
André Orsato