Conexão Access em Jar

Bom, é a minha primeira vez aqui postando algo, pra dizer a verdade é a primeira vez que eu precisei, pois o GUJ sempre me ajudou em tudo que eu procurei saber, até agora - agradeço à vocês.

O meu problema é em relação a conexão do banco de dados Access quando faço o .jar . Já procurei em vários posts e não consigo entender como fazer o jar ‘carregar’ a conexão com o arquivo *.mdb.
O meu arquivo encontra-se dentro da pasta do projeto, e o driver é odbc mesmo. Tenho que entregar o projeto na faculdade com o banco fucionando e quando coloco o .jar em outra máquina ele diz não encontrar a conexão.
Existe algum código que eu possa inserir na minha conexão com o banco para ele criar aquele conector (painel de controle>ferramentas administrativas>odbc) automaticamente se ele não for detectado? E fazer referência ao arquivo do banco dentro do jar?

Agradeço desde já toda e qualquer ajuda.

nunca usei o access como banco, mas algumas dicas:
-provavelmente nao ha uma maneira de inserir uma fonte de dados ODBC atraves de java puro (de qualquer maneira);
-deve haver Drivers JDBC para access, sem passar por um ODBC, o que tornaria a sua vida bem mais facil e, talvez, permitiria a vc carregar um arquivo mdb que esta dentro do jar. Porem, mesmo assim, seria possivel apenas ler desse banco (arquivos dentro de jar nao podem ser modificados facilmente)…
dito isso, se vc puder trocar o banco por um embarcado (HSQLDB, Apache Derby), acho que ficaria mais facil (se tiver tempo habil, eh claro)

Obrigada pelas dicas.
Eu estou pensando em mudar o banco para MySQL, mas não tenho a mínima idéia de como funciona, e enquanto isso tô usando o Access mesmo. Eu não tenho problemas com o odbc, eu não entendo muito disso.

Queria mesmo saber se tem como fazer o conector automático.

para aplicacoes pequenas, eu prefiro utilizar bds embarcados (em que vc soh transporta o jar do jdbc, praticamente)…
alem disso, a abstracao JDBC permite que se troque o bd sem ter um trabalho absurdo (basta trocar o driver e o url), desde que nao se utilizem coisas especificas de um bd…

Hum, então usar esses bancos ‘portáteis’ serviria pra mim, o problema é que não entendo nada disso. Você sabe onde posso arranjar algum artigo ou tutorial sobre como fazer conexões jdbc ‘portáteis’ no access?

Obrigada, mais uma vez.

Sei que não tem muito a ver com o tópico, porém gostaria que antes de tomar sua decisão, desse uma olhadinha neste banco de dados:
PostGreSQL… usávamos MySQL mas integridade relacional, transacoes, restore points, entre outras features que foram adicionadas agora no MySQL 5 (nem todas) não são comparadas com a desse banco de dados, muito menos a performace com as mesmas.

mais info:
https://wiki.postgresql.org.br/
http://pgsqlbr.querencialivre.rs.gov.br/

entre outros,

Abraços

Eu mudei pro MySQL mesmo, mas vou dar uma olha no PdstGreSQL.

Obrigada!