Conexão BD com GUI

2 respostas
fbanin

Galera,

Consegui fazer uma conexão ao banco de dados (como estudo estou usando o ACCESS e ODBC)… peguei muitas apostilas sobre o assunto e estou caminhando nessa parte…

Sou novato em OO ok, então me deêm um desconto sobre as coisas que irei perguntar…

Como a maioria das pessoas utilizam a conexão ?! Criam um objeto que faz a conexão e toda vez que precisa conecta, faz o que precisa no banco e fecha a conexão ?!

Ou é melhor criar um objeto com STATIC atributo STATIC e abrir a conexão apenas uma vez… isso consigo fazer e aprendi a pouco que é um pool de conexão… legal, to ficando bom, mas como ficariam os objetos que eu mostro na tela ?

Por exemplo, digamos que eu tenha uma tabela com dois campos, NOME e IDADE, faço uma classe com esses dois atributos tb ?! Isso que me deixou meio na dúvida na classe…

O que pensei em fazer, criar um objeto PESSOAS (por exemplo) com os mesmos atributos da minha tabela, depois criei os SETs e GETs desses atributos, por fim criei um metodo que chama um objeto de conexão e dali faço pesquisa no banco e populo os atributos… mas essa é a melhor maneira ?! Como é o usual por ai ?!

No aguardo de uma luz salvadora a esse DUMMY em JAVA

2 Respostas

Rafael_Steil

Como vc ja apenas comecando, abra a conexao e feche sempre. Um pool eh ligeiramente que deixar a connection em um membro static. Em access ainda, o comportamento pode ser um tanto diferente devido as “peculiaridades” dele. Deixe o codigo que abre e fecha a conexao em uma unica classe utilitaria, e assim vc nao teria problemas quando for utilizar outra solucao, pois ira mudar apenas uma unica classe.

Voce pode ter uma Pessoas sim, e uma “PessoasLogica” que grava, atualiza, busca etc…

Rafael

fbanin

Valeu Rafael,

A classe de conexão esta pronta e com static… funcionando bem, fiz testes com o SQL e sempre mantem apenas uma conexão ao banco, mesmo eu instanciando a classe mais de uma vez… esta funcionando legal.

O que me deixa meio a ver navios ainda é como o pessoal utiliza para fazer pesquisas, alterar, incluir, excluir, etc…

Fico meio na dúvida se devo implementar duas ou uma classe para tratar registros… não sei como funciona ai fora, qual o melhor esquema… ao meu ver, seria criar uma classe e nela fazer todo o tratamento para o banco de dados… e na interface gráfica eu instanciar a classe da tabela e ir utilizando ela para pesquisar e inserir dados…

Obrigado pela luz

Criado 8 de abril de 2005
Ultima resposta 11 de abr. de 2005
Respostas 2
Participantes 2