ola pessoal!
seguinte, eu tenho um botao para SALVAR no banco de dados o que foi preenchido em um formulario.
ae tenho o seguinte condigo para fazer esse salvamento (um pedaço do codigo):
try
{
Class.forName("org.firebirdsql.jdbc.FBDriver");
conexao = DriverManager.getConnection("jdbc:firebirdsql:localhost/3050:C:\\teste\\CADASTROS.FDB", "SYSDBA", "masterkey");
statement = conexao.createStatement(ResultSet.TYPE_SCROLL_SENSITIVE, ResultSet.CONCUR_READ_ONLY);
statement.execute("insert into tb_clientes (nome,endereco,email,telefone,estado,sexo,interesses,biografia,dat) values ('" + nome + "','" + endereco + "','" + email + "','" + telefone + "','" + estado + "','" + sexo + "','" + interesses + "','" + biografia + "','" + data + "')");
mostrarDadosNaTabela();
}
catch(ClassNotFoundException Driver)
{
JOptionPane.showMessageDialog(null, "Driver não localizado: ");
}
catch(SQLException Fonte){
JOptionPane.showMessageDialog(null, "Erro na conexão com a fonte " + Fonte);
}
conexao = null;
certo?
mas agora eu queria colocar esse codigo em um metodo, por exemplo o metodo abrirConexao
e eu outra clase chamar esse metodo para abrir a conexao e nesta outra classe colocar o comando sql.
no caso ficaria assim:
objetoClasseConexao.abrirConexao
objetoClasseConexao.statement.execute("insert into tb_clientes (nome,endereco,email,telefone,estado,sexo,interesses,biografia,dat) values ('" + nome + "','" + endereco + "','" + email + "','" + telefone + "','" + estado + "','" + sexo + "','" + interesses + "','" + biografia + "','" + data + "')");
± isso nao sei se soube explicar bem, mas eh isso! se alguem souber como me ajudar ficarei muito grato!
ja pensei em colocar um parametro no metodo e aquele parametro ser o comando SQL mas nao senti muita confiança. vou testar isso agora
se der certo beleza, mas acredito que tenho um jeito mais profissional de fazer isso.
conto com a aajuda de voces ;D