Conexao com baco de dados

6 respostas
A

ola pessoal!
seguinte, eu tenho um botao para SALVAR no banco de dados o que foi preenchido em um formulario.
ae tenho o seguinte condigo para fazer esse salvamento (um pedaço do codigo):

try
        {
            Class.forName("org.firebirdsql.jdbc.FBDriver");
            conexao = DriverManager.getConnection("jdbc:firebirdsql:localhost/3050:C:\\teste\\CADASTROS.FDB", "SYSDBA", "masterkey");
            statement = conexao.createStatement(ResultSet.TYPE_SCROLL_SENSITIVE, ResultSet.CONCUR_READ_ONLY);
            statement.execute("insert into tb_clientes (nome,endereco,email,telefone,estado,sexo,interesses,biografia,dat) values ('" + nome + "','" + endereco + "','" + email + "','" + telefone + "','" + estado + "','" + sexo + "','" + interesses + "','" + biografia + "','" + data + "')");

mostrarDadosNaTabela();

}
        catch(ClassNotFoundException Driver)
        {
            JOptionPane.showMessageDialog(null, "Driver não localizado: ");
        }
        catch(SQLException Fonte){
            JOptionPane.showMessageDialog(null, "Erro na conexão com a fonte " + Fonte);
        }   

conexao = null;

certo?
mas agora eu queria colocar esse codigo em um metodo, por exemplo o metodo abrirConexao
e eu outra clase chamar esse metodo para abrir a conexao e nesta outra classe colocar o comando sql.
no caso ficaria assim:

objetoClasseConexao.abrirConexao
objetoClasseConexao.statement.execute("insert into tb_clientes (nome,endereco,email,telefone,estado,sexo,interesses,biografia,dat) values ('" + nome + "','" + endereco + "','" + email + "','" + telefone + "','" + estado + "','" + sexo + "','" + interesses + "','" + biografia + "','" + data + "')");

± isso nao sei se soube explicar bem, mas eh isso! se alguem souber como me ajudar ficarei muito grato!

ja pensei em colocar um parametro no metodo e aquele parametro ser o comando SQL mas nao senti muita confiança. vou testar isso agora
se der certo beleza, mas acredito que tenho um jeito mais profissional de fazer isso.
conto com a aajuda de voces ;D

6 Respostas

romarcio

Da uma lida nesse tutorial: http://mballem.wordpress.com/2011/02/21/utilizando-swing-com-banco-de-dados/
Acho que vai te ajudar bastante.

A

vou dar uma lida entao, sera que lendo consigo solucionar o meu problema?
valeu amigo, abraço

romarcio

Espero que sim.

mausexdd

romarcio

Parabéns Cara pela abstração que tu fez na sua classe DAOGeneric , da até gosto programar utilizando JDBC .
vou da uma implementada aqui também , e o mais difícil tentar aprender tudo ao invés de apenas ter um bom exemplo para copiar .

Eu já vi cada coisa feia em JDBC que quando vi Hibernate e IBatis nunca mais tentei programar sem um dos 2 frameworks.

Att

Mauricio Carvalho

romarcio

mausexdd:
romarcio

Parabéns Cara pela abstração que tu fez na sua classe DAOGeneric , da até gosto programar utilizando JDBC .
vou da uma implementada aqui também , e o mais difícil tentar aprender tudo ao invés de apenas ter um bom exemplo para copiar .

Eu já vi cada coisa feia em JDBC que quando vi Hibernate e IBatis nunca mais tentei programar sem um dos 2 frameworks.

Att

Mauricio Carvalho

Legal que gostou.
Obrigado!

ViniGodoy

Por favor, ao postar tópicos, NÃO USE LETRAS MAIÚSCULAS NO TÍTULO.

Criado 20 de janeiro de 2012
Ultima resposta 21 de jan. de 2012
Respostas 6
Participantes 4