Conexão com banco de Dados SQL SERVER 2000

13 respostas
F

Bem, galera, é o seguinte, desenvolvi uma aplicação desktop com acesso a banco de dados sql server 2000. Na minha máquina rodou blz, porém qd instalei em uma máquina cliente deu o seguinte erro:

SQLException: [Microsoft][SQLServer 2000 Driver for JDBC]Error establishing socket.

deburando a aplicação, descobri que a aplicação não conseguia conectar ao banco e abortava na seguitne linha de código

con=DriverManager.getConnection ("jdbc:microsoft:sqlserver://"+Servidor+":1433;DATABASENAME="+Banco+"","usu, "ss");

Na máquina q desenvolvi o sistema usa windows XP, e na máquina clietne usa windows 2000…já atualizei os drivers do sql, e ainda instalei o SP3 nas duas máquinas, porém continuo com o mesmo problema,…roda legal em minha máquina, porém na máquina do clietne não…

por favor, qq ajuda será bem vinda!!!

13 Respostas

T

Você consegue abrir uma conexão a partir da máquina do cliente na porta 1433?

No Windows 2000, abra um Prompt de Comando, e digite “telnet ______ 1433” onde ______ é o endereço do seu servidor MS SQL Server. Se aparecer uma tela preta rapidamente, a conexão foi efetuada e você não precisa conferir os firewalls. Senão, você tem de conferir os firewalls.

F

eu fioz o seguinte:

telnet “ip do servidor” 1433…a briu a tela preta, porém ela ficou a mostra!!!

T

Isso quer dizer que o tal firewall está desligado. Pode fechar a tal tela.

Por acaso você, nessa máquina Windows 2000, não está se esquecendo de pôr os JARs de conexão com o MS SQL Server ?

F

O que eu fiz:

coloquei em C: uma pasta chamada “lib” com os “.jar” nesta pasta encontram-se os drivers de conexão com o banco, mais os .jar necessários para a aplicação rodar. ainda em c: (fora da pasta “lib”) o arquivo ,jar da aplicação.

F

o que pode estar errado?

T

Tente em mais uma máquina. Se não conseguir, então é alguma coisa que está certa na sua máquina mas não nas outras duas; e então você vai ter de comparar o que é diferente. Se conseguir, então compare a máquina que deu certo com a máquina que deu errado.

Deve ser ainda alguma coisa de rede (já que a mensagem de erro disse que é problema de conexão), mas não consigo dizer exatamente o que é.

F

ach oque pode ser pelo fato de Windows 2000 (na máquina cliente)?

T

Boa pergunta; é melhor arranjar mais uma máquina, para ver se o problema é Windows 2000 ou se é algo que falta na máquina. Pelo que sei, o Windows 2000 é “menos fresco” que o XP; deveria dar é menos problemas.

F

formatei a máquina com owindows 2000 e instalei o XP…coloquei pra rodar e rodou legal, logo existe alguma coisa no windows 2000 que não consegue estabelecer conexão com o banco de dados sql server 2000.!

cezarborges

Instalou todos os Service Packs do MSSQLServer 2000?

spycall

No SQL 2000 tem que ter os Service Pack instalado, se não ele dá pau pra fazer conexão local.

F

como eu falei…Rodou no Windows XP, mas no 2000 não rodou…O que eu fiz…formatei a máquina com o 2000 e instalei o XP…rodou…logo, algo do 2000 não estava permitindo o acesso ao banco…O que tem a ver o service pack do SQL com a versão do Windows? já que cosnegui conectar usando outro S.O.

cezarborges

Salve.

1. Deixe tanto seu windows 2k quanto o sqlserver 2k atualizados para os ultimos SP; (perceba que a microsoft tem um connector para cada service pack do sqlserver)
  2. Verifique se o SQLServer está no modo mixed authentication;
  3. Verifique se a porta de conexão no SQL está a padrão (1433) e se está habilitado para conexão por TCP/IP;
  4. Verifique se o windows 2k está com firewall ativo e se não está bloqueando a porta de conexão ao banco;
  5. Recomendo usar o jTDS (http://jtds.sourceforge.net/);
  6. Tente acrescentar na url “;namedPipes=true” ==> “jdbc:jtds:sqlserver://server1/db;namedPipes=true”
  7. Verifique também se o driver de conexão está no classpath .
Criado 13 de abril de 2009
Ultima resposta 16 de abr. de 2009
Respostas 13
Participantes 4