Conexao com banco de Dados?

Bom Dia a todos!!!

Eu gostaria de saber como eu faço pra fazer uma conexao com banco de dados e como eu faço pra registrar as pessoas no meu banco de dados.

eu to desenvolvendo um programa de cadastro e gostaria de gravar os clientes no banco de dados: Access ou mysql, como eu faço??

se alguem poder me explicar fico muito grato.

Atenciosamente
André Muniz Pires

baixa este exemplo …

eh um programinha conecta com uma base access
vc vai precisar criar uma conexao via Odbc para acessar este banco …
pega e da uma olhada neste exemplo e qualquer duvida especifica posta ai !

http://www.portaljava.com/home/modules.php?name=Downloads&d_op=viewdownloaddetails&lid=98&title=Exemplos%20básicos%20de%20BD%20em%20Java

i ae MAMS!!
blz…valeu mesmo a sua ajuda!!.

entaum eu dei uma olhada, mas quando eu mando o aplicativo rodar ele aparece uma janela de “A CONEXÃO FALHOU!!”… ai abre o aplicativo normal , mas eu acho q ele naum esta salvando no BD…me de uma explicação por favor!.

valeu

ae mano… se for usar acess tem q configurar ele lah no painel de controle, e se for usar o mysql tem que deixar o servidor rodando pra que ele ache os dados e tals…
[]´sss

E ae blz?!,
Seguinte, vá no painel de controle da sua máquina…entre em “FERRAMENTAS ADMINISTRATIVAS” depois “FONTES DE DADOS(ODBC)” la você irá selecionas “FONTES DE DADOS DO USUÁRIO” e escolhe o driver para o access *.mdb blz?!..depois é só selecionar os arquivos existentes!..

Falou!

oi !!!

Eu fiz tudo q vc me diz de entrar la no ODBC e escolher o driver, mas a mensagem continua, será q eu estou fazendo certo a escolha do driver??

se alguem poder me dar a dicas de como eu fazer eu agradeço muito.

valeu