Conexao com Banco de Dados

4 respostas
V

Olá pessoal !!!

Estou com uma dúvida. Há algum tempo atrás, meu professor, passou a seguinte receita de bolo para conectar Banco de Dados Post Gress a aplicativos java:

INSTALACAO DO POSTGRESQL

########################
1 - Fazer o download do driver “postgresql8.3.jar” e inserir no diretorio
do lib do java /usr/java/jdk1.5/lib

2 - Setar o CLASSPATH

No diretorio root:~]#/ abrir o arquivo ".bash_profile"
e editar a seguinte linha 
CLASSPATH=$CLASSPATH:/usr/java/jdk1.5.0_03/lib/postgresql.8.3.jar

3 - Habilitar o postmaster

3.1 - Ir em /var/lib/pgsl/data/postgresql.conf e DESCOMENTAR a linha
port = 5432
tcpip_socket = true

3.2 - Ir em /var/lib/pgsql/data/pg_hba.conf e DESCOMENTAR a linha
host all all 127.0.0.1 255.255.255.255 trust

4 - Parar o POSTGRESQL e Startar novamente

#########################

Crio os .java da vida para acessar o Banco. Tudo Ok até aí, eles compilam …

Apenas acontece o seguinte:

Erro ao conectar com o Drive.

Alguém pode me ajudar ?

4 Respostas

ASOBrasil

Vinicius,

Dei uma olhada no seu código e não achei nada errado, é claro que posso ter deixado passar alguma coisa pois não coloquei este para rodar. Não sei se vc está usando alguma IDE para ajudar, mas acho que seria legal vc fazer utilizar uma em mode de debug que fica mais fácil vc achar o problema. Infelizmente quanto a configuração do Postgre no Linux não vou poder te ajudar.

ASOBrasil

ronnypeterson

Dei uma olhada em seu código e tmb não detectei nem um erro, inclusive testei e conectou legal aqui no meu Banco. Bem, não sei qual é a distro de seu Linux, mas provavelmente dentro de sua pasta jdk1.5 existe uma chamada jre…pois é, copia o jdbc do postgres para o seguinte caminho (ou algo parecido) : jdk1.5/jre/lib/ext/
Ou se por acaso vc tiver uma pasta da sua JRE em outro local vc copia o driver para lá tbm no mesmo caminho, ou seja, coloque na pasta …/lib/ext/
É assim q fiz aqui no meu Ubuntu e funciona legal sem eu precisar configurar o CLASSPATH é só copiar e pronto.
Outra coisa, vc deve verificar se o caminho da url está correto (tenta colocar localhost no lugar de 127.0.0.1:5432), achei estranho que a senha do user postgres seja em branco…foi vc quem definiu isso??? Pq vou lhe dizer uma coisa (talvez vc saiba) assim q se instala o postgresql no Linux ele cria uma senha aleatória q até hoje naum descobri qual é.
Para resolver esse problema criei um usuário no banco de dados com os mesmo privilégios do superuser e depois alterei a senha deste último. Ou simplesmente passe a conectar ao banco com o user e senha que vc criou.
Enfim, seu código tá funcionando o problema está em alguma configuração no seu servidor de banco de dados.

V

Olá Ronny !!!

Obrigado pela dica !!! Vou testar, e logo mais lhe falo o resultado

[]'s

Vinicius

V

Caro Ronny !!! Falou e disse companheiro !!! De acordo com as suas dicas, minha aplicação funcionou !!!

[]'s a você !!!

Vinicius :slight_smile:

Criado 14 de maio de 2006
Ultima resposta 15 de mai. de 2006
Respostas 4
Participantes 3