Conexao com banco de dados

2 respostas
J

Boa tarde

Sou iniciante e estou com algumas dúvidas a respeito de banco de dados, alguém poderia me dizer qual a maneira mais correta de me conectar com o banco de dados.
Faso da seguinte maneira:

• Criei uma classe chamada ConectaBanco e nela coloquei todos os dados necessários para a conexão, login, password, url, nome do banco… e um método Conecta(nele eu faço a conexão com o banco);

• No meu DAO extendo a classe ConectaBanco para poder reutilizar as configuração da conexão, em em cada métoto, tipo: inserir, alterar, excluir… eu abro um conexão através do método Conecta (em ConectaBanco) e a fecho no final de cada método em finally.

Gostaria de saber se essa é a maneira correta de utilizar conexões com o banco.

vlw

2 Respostas

Jair_Rillo_Junior

Primeiro que não existe a maneira perfeita para todos os casos.

Se for um sistema Web por exemplo, aconselho utilizar o DataSource + Pool de conexão do Application Server para conectar e gerenciar as conexões…

Em um Sistema Desktop, você pode fazer a conexão 1 vez e deixar o objeto Connection como “static”. Enfim, existem várias maneiras

Pedrosa

A maneira correta é criar uma Fábrica de conexões que possua um método estatico que retorne sua conexão ou utilizar um ferramenta ORM como o Hibernate e configurar o poll de conexão, de uma pesquisada no forum sobre o assunto.

Criado 4 de maio de 2009
Ultima resposta 4 de mai. de 2009
Respostas 2
Participantes 3