Conexao com banco MySQL

3 respostas
A

Pessoal:
Tenho problemas com a conexao ao banco MySQL, trabalho com Eclipse, há pouco tempo empecei a mexer com JAVA, e tenho o seguinte problema.
Dentro do Eclipse a conexao com meu banco esta blz, agora crio o .jar e executo fora e me da o seguinte erro…

Levo horas procurando documentação sobre este aspecto mas não achei nada que me pudesse ajudar, encontrei um cara com um problema muito parecido ao meu e ele falou que era no CLASSPATH, eu nao sei configurar meu CLASSPATH para conexao com banco, eu trabalhei com access e funcionou blz, com certeza troquei o driver e todo , agora com access eu tenho que mexer no panel de controle, FONTES ODBC etc etc, para que funcione com MySQL tenho que fazer o mesmo???

Aqui vai meu codigo da minha conexao:

import java.sql.Connection; import java.sql.DriverManager; import java.sql.ResultSet; import java.sql.Statement; import javax.swing.JOptionPane; public class ConexaoBanco { private static Connection conexao; static String driver = "com.mysql.jdbc.Driver"; static String url = "jdbc:mysql://localhost:3306/gastoscasa"; static String user = "root"; static String pwd = ""; public static Connection getConexao() { if (conexao == null) { conectar(); } return conexao; } public static void conectar() { try { Class.forName(driver); conexao = DriverManager.getConnection(url, user, pwd); } catch (Exception e) { JOptionPane.showMessageDialog(null, e); e.printStackTrace(); }} public static ResultSet executaConsulta(String sql) { try { Statement stmt = getConexao().createStatement(); return stmt.executeQuery(sql); } catch (Exception e) { e.printStackTrace(); return null; }} public static void executaComando(String sql) { try { Statement stmt = getConexao().createStatement(); stmt.execute(sql); } catch (Exception e) { e.printStackTrace(); }}}

Agradeço anticipadamente, e peço desculpas por meu portugues, aindo não aprendi direito a escrever.
E parabens pel site, esta otimo!!!

3 Respostas

H

Oi, suponho que você tenha baixado o driver, certo ?
Então coloque o arquivo .jar (driver) no diretório PATH_JDK/jre/lib/ext, essa é uma forma, a outra como seu amigo disse é setar caminho para driver em seu CLASSPATH, para isso leia esse artigo (http://www.guj.com.br/java.artigo.108.1.guj), ele da maiores informações sobre o CLASSPATH.

R

Se vc esta usando o driver dentro do Eclipse, vc precisa dizer pro Eclipse que você esta usando o .jar que tem o driver.
PROJECT --> (BOTAO DIREITO) PROPERTIES e acha um lugar que diz quais “JARs” você esta usando. Ai você adiciona o .jar do MySql e tudo deve ser resolver.

W

No lugar do arquivo .jar tente usar as pastas.
Copie a pasta com q esta nos fontes do driver para a sua classpath.
Veja esse exemplo, coloquei num arquivo .bat e o executo. PrincipalFrame é minha classe inicial. Na pasta classes estao minhas classes compiladas.

@echo off
c:\jdk1.5.0_01\bin\java.exe -classpath “C:\jdk1.5.0_01\jre\lib\rt.jar;C:\Wallace\Documentos\Java\Processo\classes” PrincipalFrame

Criado 17 de abril de 2005
Ultima resposta 29 de abr. de 2005
Respostas 3
Participantes 4