Conexão com Firebird 1.5

4 respostas
S

Ola!

Sou iniciante em java e estou tentando fazer um servlet que me retorne os campos de uma tabela, só para ver se consigor estabelecer uma conexão com o Firebird 1.5, no entanto não esta dando certo.

A parte do codigo referênte a conexão esta exposto abaixo.

OBS: Eu não sei se é preciso criar uma variável de ambiente para o driver do Firebird, se for, como se faz isso?

public class servletMidia extends HttpServlet {

private Connection connection = null;

private Statement statement = null;

private String URL = jdbc:firebirdsql:localhost/3050:C:\Documents and Settings\sealves\Locadora\Banco de Dados\LOCADORA_BD.FDB;
private String usr = SYSDBA;

private String psw = masterkey;

String conexao     = não conectou;

String Problem;

Exception erro;
// configuracao do servlet, parametros de entrada 		

public void init( ServletConfig config )

throws ServletException

{
super.init( config );
		
		try{
		
			Class.forName( "org.firebirdsql.jdbc.FBDriver" );
			connection = DriverManager.getConnection(URL,usr,psw );  
			conexao = "conectado ao banco com sucesso.";
                                            statement = connection.createStatement(); 
	   }
		catch ( Exception e ){
		
			e.printStackTrace();
			connection = null;
                            Problem = "Problemas ao conectar o BD 1";
		}
	}

4 Respostas

R

Podem estar acontecendo vários problemas aqui.

  1. O jar firebirdsql-full.jar está no CLASSPATH? Senão, ele retornará NoClassDefFoundError.

  2. O Firebird está iniciado? Senão, ele retornará um SQLException.

  3. A url para o banco de dados inclui caracteres especiais, como " " (espaço). Um amigo meu teve problemas com isso e o Firebird.

  4. O caminho para o banco de dados está correto? Senão, SQLException.

Poste mais detalhes para resolvermos.

S

Ola!

ocorreu o primeiro problema .

  1. O jar firebirdsql-full.jar está no CLASSPATH? Senão, ele retornará NoClassDefFoundError.

Como colocar o jar firebirdsql-full.jar no CLASSPATH?

Grato!

R

Se você usa Windows 2000 e superiores:
-> Painel de Controle -> Sistema -> Avançado -> Variáveis de Ambiente.
Edite a variável CLASSPATH, colocando o caminho para o firebirdsql-full.jar,
incluindo o nome do arquivo (Ex: C:\Firebird\firebirdsql-full.jar).

Se você usa Windows 98, e inferiores:
-> Edite o arquivo C:\autoexec.bat, e coloque a linha
SET CLASSPATH=C:\Firebird\firebirdsql-full.jar

Se você usa Linux, edite o arquivo ~/.bashrc, e coloque as linhas
CLASSPATH=/firebird/firebirdsql-full.jar
export CLASSPATH

Você pode também adicionar o jar no CLASSPATH da sua IDE, NetBeans ou Eclipse. No Eclipse, você configura isso clicando com o direito em cima do nome do projeto -> Build Path -> Configure Build Path. Clique em “Add External JARs” e selecione o arquivo firebirdsql-full.jar

No NetBeans, n ã o s e i, :slight_smile:

S

Uso o XP e minha variável de ambiente CLASSPATH esta assim:

.;%JAVA_HOME%;C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.5.0\jre\Driver_FB\jaybird-full-2.0.1.jar

Mas continua com o mesmo erro, onde errei ?

Obs: Uso o Netbeans 5.0
e a conexão que é configurada com o assistente dele esta ok, mas a que eu faço via código, como acima, não da certo.

Criado 5 de junho de 2006
Ultima resposta 10 de jun. de 2006
Respostas 4
Participantes 2