Conexão com Firebird

10 respostas
D

Olá…
Estou fazendo um programa em jsdk e estava rodando ele em win 98 agora estou tentando rodar ele em win XP mas não esta fazendo a conexão de jeito algum… o meu calss path esta igual ao do win 98 mas não conecta nem a pau com o banco de dados Firebird… o java roda normal mas não faz a conexão alguém poderia me dar uma luz e dizer o que acontece…
Obrigado…

10 Respostas

Daniel_Quirino_Olive

Qual o erro?

D

Esta dando um erro … org.firebirdsql.jdbc.DBDriver…
se tiver como vc me mandar a linha do class path… eu agradeço… eu estou usando o driver JayBird… do Firebird…

Daniel_Quirino_Olive

No Windows:

set CLASSPATH=C:\<minha_pasta_de_.jar>\jdbc\firebirdsql.jar;.

Em Unix:

set CLASSPATH=/usr/java/<meu_diretório_de_.jar>/jdbc/firebirdsql.jar;.
export CLASSPATH

Considerando que o nome do arquivo .jar que contém o driver JDBC para o Firebird seja o “firebirdsql.jar”. Se ainda assim não funcionar, jogue o .jar em $JRE_HOME/lib/ext (JRE_HOME é a pasta em que está instalado o JRE; no Windows, alguma coisa como C:\program files\Java\j2re1.4.X_XX ou C:\j2sdk1.4.X_XX\jre).

D

Então o driver de Firebird o JayBird são varios arquivos .jar, mas ai tudo… coloquei o firebirsql.jar no jre/lib/ext como vc especificou… mas não conectou também… no win 98 eu tinha colocado todos os arquivos .jar dentro da pasta lib do j2sdk1.X.X ai coloquei este caminho no class path e deu certo … mas no XP nada…

D

Ninguém tem nada mais a falar a respeito…estou precisando de ajuda pessoal…

tiagops

Usei isso pra acessar o Firebird:

Acessando o banco de dados
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Baixe o driver jdbc do seu banco de dados da internet

Para que o Tomcat acesse o BD:
Coloque o arquivo .jar do seu banco de dados no diretorio
c:Tomcat 4.1commonlib

Para que o java acesse o BD:
Coloque o arquivo .jar no diretorio c:j2sdk1.4.0jrelibext

Para ambos, coloque o caminho inteiro + o arquivo.jar no classpath.

Meu CLASSPATH:

c:j2sdk1.4.0src.zip;c:Tomcat 4.1commonlibservlet.jar;c:Tomcat 4.1commonlibfirebirdsql.jar

Assim está funcionando aqui com o WinXP

Espero que ajude

tiagops

:cry: Nossa o fórum tirou as barras de diretório. Nao sabia dessa, será que fiz alguma coisa de errado na hora de postar a mensagem :?:

D

Então mas eu não estou usando o Tomcat em estou programando em j2se (jsdk) não uso o tomcat para rodar minha aplicação… apenas o driver JayBird…

D

Beleza galera… consegui… até que enfim…
No win98 vc joga o driver do firebird o “JayBird” no caminho j2sk1.4XX/lib/arquivos do driver… e especifica estes caminho no seu class path…
No winXp vc joga o driver do firebird o JayBird no caminho j2sk1.4XX/jre/lib/ext/lib/arquivos do driver… e especifica estes caminho no seu class path… simples né, mas apanhei pra caramba…coisas de iniciante…
Valeu galera e até…

tiagops
Para que o java acesse o BD:
Coloque o arquivo .jar no diretorio c:j2sdk1.4.0jrelibext

Para ambos, coloque o caminho inteiro + o arquivo.jar no classpath.

Entao, era isso que eu tinha dito acima! :roll:

Que bom que funcionou, manda ver! :slight_smile:

Criado 14 de outubro de 2003
Ultima resposta 15 de out. de 2003
Respostas 10
Participantes 3