Coloquei os arquivos em uma pasta e setei a variável de ambienta (CLASSPATH) do windows para a pasta criada mais não deu certo.
Desde já agradeço.
importjava.sql.Statement;importjava.sql.Connection;importjava.sql.DriverManager;publicclassConecta{publicConnectioncon=null;publicStatementstm=null;publicConecta(){try{Class.forName("org.firebirdsql.jdbc.FBDriver");con=DriverManager.getConnection("jdbc.firebirdsql:localhost/3050:c:/database/bd.fdb","sysdba","masterkey");stm=con.createStatement();}catch(Exceptione){System.out.println("Não foi possível conectar so banco: "+e.getMessage());}}}
Aparentemente não esta correto sua lib do firebird.
Pegue o jaybird2.1.6.jar
R
rbcastro
Fiz da seguinte forma (estou usando o Eclipse): Botão direito sobre o meu projeto, Properties, Libreries, Add External JARs, cliquei sobre o arquivo jaybird-2.1.6.
Troquei o arquivo jaybird-2.1.6 pelo jaybird-full-2.1.6 e agora não foi lançado nenhuma excessão, nesse caso é porquê funcinou pessoal?
Desculpa mais é que estou vindo do Delphi para Java e estou “engatinhando” ainda.
Obrigado.
TheKill
Teste e veja se deu certo,
Roda um sql de select.
R
rbcastro
Deu certo amigo!
Obrigado.
cesar340
estou com o mesmo problemas mas nao estou conseguindo resolver!
meu codigo:
packageconexaocomfirebird;importjava.sql.Connection;importjava.sql.*;importjavax.swing.JOptionPane;publicclassConexaoComFirebird{publicstaticvoidmain(String[]args){Stringdriver="org.firebirdsql.jdbc.FBDriver";Stringurl="jdbc:firebirdsql:localhost/3050:C:\teste\CADASTRO.FDB";Stringusuario="SYSDBA";Stringsenha="masterkey";Connectionconexao;Statementstatement;ResultSetresultset;try{Class.forName(driver);conexao=DriverManager.getConnection(url,usuario,senha);JOptionPane.showMessageDialog(null,"Conectado ao banco com sucesso");statement=conexao.createStatement(ResultSet.TYPE_SCROLL_SENSITIVE,ResultSet.CONCUR_READ_ONLY);resultset=statement.executeQuery("select from * TB_CLIENTES");while(resultset.next()){System.out.println("Cod. do cliente: "+resultset.getInt("campo codigo"));System.out.println("Nome do cliente: "+resultset.getString("campo nome"));}}catch(ClassNotFoundExceptionDriver){JOptionPane.showMessageDialog(null,"Driver não localizado: "+driver);}catch(SQLExceptionFonte){JOptionPane.showMessageDialog(null,"Erro na conexão com a fonte "+Fonte);}}}
beleza esta dando erro que o drive nao foi localizado
pelo que vi neste topico e pelo que vi em um tutorial eu teria que colocar o arquivo jaybird-full-2.1.6 na pasta EXT do java
correto? fiz isso mas nao funcionou!
estou engatinhando em java, mas pelo que vi era pra funcionar com isto!
PROEM no tutorial a pessoa coloca 4 ou 5 arquivos .jar na pasta EXT do java será que é isto??
to perdidasso!