conexão com MySQL

12 respostas
julianazma

Boa tarde,

Estou com um problema pra conectar com o MySQL. Parece-me estar tudo certo, mas o erro retornado é de ClassNotFoundException. Segue o código:

Class.forName("com.mysql.jdbc.Driver");
		Connection con = DriverManager.getConnection("jdbc:mysql://127.0.0.1/teste","root","admin");
		System.out.println("conectado");
		con.close();

e o erro:

Exception in thread "main" java.lang.ClassNotFoundException: com.mysql.jdbc.Driver
	at java.net.URLClassLoader$1.run(URLClassLoader.java:200)
	at java.security.AccessController.doPrivileged(Native Method)
	at java.net.URLClassLoader.findClass(URLClassLoader.java:188)
	at java.lang.ClassLoader.loadClass(ClassLoader.java:306)
	at sun.misc.Launcher$AppClassLoader.loadClass(Launcher.java:276)
	at java.lang.ClassLoader.loadClass(ClassLoader.java:251)
	at java.lang.ClassLoader.loadClassInternal(ClassLoader.java:319)
	at java.lang.Class.forName0(Native Method)
	at java.lang.Class.forName(Class.java:169)
	at TesteConexao.main(TesteConexao.java:10)

Alguém poderia me dar um help, por favor? É muito importante…
Desde já, meu muito obrigada…

12 Respostas

fiaux

Faltou o driver, você tem o mysqlXXX.jar no projeto?

rafaelglauber

Oi,

Resultado do FIndJar para sua classe: http://www.findjar.com/class/com/mysql/jdbc/Driver.html

baixa ele e coloca no seu classpath.

julianazma

Obrigada pela ajuda. Mas o jar já está no projeto, e já fiz refresh tb…eu to usando Eclipse Ganymede, não acho que interfira, mas…

fiaux
Como colocou no projeto?

Como colocou no projeto?

julianazma

Meninos, obrigada pela ajuda! E, rafaelglauber, baixei um novo driver no findjar e deu certo. eu estava usando um connector 5.1.6, que, nao sei exatamente porque, nao serviu…

Obrigada!!

julianazma

fiaux, tire uma dúvida, por favor: eu adicionei o jar no build path do eclipse(que é o classpath, certo?). e, há uma cópia dele na pasta do projeto. é que vc disse que estar no projeto é diferente de estar no classpath…tire essa dúvida, por favor…

felipedamiani

era só abrir o jar e ver se esta classe estava neste caminho: com.mysql.jdbc.Driver, já usei uma versão que era “org.gjt.mm.mysql.Driver” :slight_smile:

felipedamiani

O classpath faz uma referencia para o jar que será usado no projeto :slight_smile:

Achei este artigo aqui mesmo, parece interessante:

http://www.guj.com.br/java.artigo.108.1.guj

mgeich5

estar no projeto significa q vc simplesmente colocou o arquivo na pasta do seu projeto, isso naum quer
dizer q o buitpath vai estar configurado para reconhecer esser .jar!!!
quando vc adiciona um novo jar no builtpath vc diz para o compilador onde
encontrar aquelas classes q vc está usando esse jar naum eh copiado para
a pasta do seu projeto, saum coisas bem diferentes!!!

julianazma

entendi, felipe. mas no caso deste Driver, há dois drivers dentro do jar: um com caminho “com.mysql.jdbc.Driver” e outro com o caminho que vc disse. e qual dos dois eu teria de usar? aqui, só conectou usando o “com.mysql.jdbc.Driver”, com o outro caminho, embora também exista um driver, a conexão não funcionou…

desculpe a confusão, é que eu to aprendendo mesmo…valeu pela paciência…

felipedamiani

Acho que isso depende da versão do Driver, no meu caso eu uso o caminho que eu citei, não tenho certesa, mais deve ser porcausa da versão. :slight_smile:

julianazma

obrigada, mgeich5. entao o buildpath simplesmente diz onde achar as classes, nao há cópia para o projeto. blz, vlw:D

Criado 14 de agosto de 2008
Ultima resposta 14 de ago. de 2008
Respostas 12
Participantes 5