Conexao com o Banco apos arquivo executavel gerado

Ja perguntei isso em outro topico mas vou perguntar nesse especifico de banco de dados…

Fiz minha aplicacao utilizando MySql e NetBeans, tudo funciona perfeitamente enquanto estou no NetBeans, mas apos gerar o arquivo executavel surge um erro de acesso ao banco:

Driver.java.lang.ClassNotFoundException: org.gjt.mm.mysql.Driver
java.sql.SqlException : No suitable driver

SQLException: No suitable Driver
SQLState : 08001
VendorError: 0

Alguem sabe porque isso acontece e como solucionar? to usando jars externos tambem e nao sei onde coloca-los junto com o executavel ou se devo declarar no manifest gerado dentro do jar pelo netbeans… o que fazer? fiz isso de declarar no manifest e criar uma pasta lib junto com meu executavel e funcionou com o pacote swing-layout, mas nao sei porque nao conecta com o banco e se devo fazer o mesmo com os outros pacotes como jasper-resports etc…

Ola…

O seu problema pode ser…

• a sua pasta lib com o .jar do conector do mysql nao esta no dir da aplicação;
  • vc nao colocou o caminho do seu .jar exteno no manifest.mf

verifique isso!

Prezado Ratinho, boa noite

Minha estrutura de dados esta da seguinte maneira:
Dentro da pasta Dist do meu sistema tem:
1 arquivo de ReadMe criado pelo NetBeans
minha pasta com todos jars externos utilizados com o nome de lib
e meu arquivo .jar executavel

dentro do meu .jar executavel tem o manifest.txt onde coloquei a seguinte linha de comando:

Manifest-Version: 1.0
Ant-Version: Apache Ant 1.6.5
Created-By: 1.5.0_06-b05 (Sun Microsystems Inc.)
Main-Class: Sacaria.Main
Class-Path: lib/com.jar lib/swing-layout-1.0.jar lib/commons-collections-2.1.jar lib/commons-digester-1.7.jar lib/commons-javaflow-20060411.jar lib/commons-logging-1.0.2.jar lib/commons-logging-api-1.0.2 lib/jasperreports-1.2.3.jar lib/mysql-connector-java-3.1.13.jar lib/org.jar lib/xml-apis.jar lib/SacariaGuarani.jar
X-COMMENT: Main-Class will be added automatically by build

E tambem dentro do meu executavel tem a pasta META-INF que tem um arquivo chamado Manifest.Mf … esse nao fiz nada nele…

esta tudo certo nessa parte ou tem algum erro? o que devo fazer nessa parte pra funcionar?

Se voce executar o seu .jar dentro da pasta dist funciona ?