Ola eu tenho um problema na minha conexão com o banco de dados, eu criei uma classe responsável pela conexão ele ate conecta mais em algum momento indeterminado ele desconecta sozinho e essa e a mensagem do erro " org.pstgresql.util.PSQLException: This connection has been closed".
**************************** Segui o código da classe de conexão com o postgres: ****************************
package utilitarios;
import java.sql.*;
import javax.swing.JOptionPane;
/**
*
-
@author Lucas
*/
public class ConectaBanco {public Statement stm;// prepara e realiza pesquisa no banco de dados public ResultSet rs;// armazena resultados de pesquisa private final String driver = “org.postgresql.Driver”;// indetificador do servico de banco de dado private final String caminho = “jdbc:postgresql://localhost:5432/sistemamarinhabrasil”;// endereço local do banco de dados private final String usuario = “postgres”; private final String senha = “56250914”; public Connection conn;//realiza a conexao com o banco de dados
public void conexao(){ // metodo responsavel pela conexao
System.setProperty("jdbc.Drivers", driver); try { conn = DriverManager.getConnection(caminho, usuario, senha); // JOptionPane.showMessageDialog(null, "conectado com sucesso!"); } catch (SQLException ex) { JOptionPane.showMessageDialog(null, "Erro de conexão! contacte o administrador do sistema. \n Erro " + ex.getMessage()); }
}
public void executaSQL(String sql) throws SQLException{
try { stm = conn.createStatement(ResultSet.TYPE_SCROLL_INSENSITIVE, ResultSet.CONCUR_READ_ONLY); rs = stm.executeQuery(sql); } catch (SQLException ex) { JOptionPane.showMessageDialog(null, "Erro no parametro ExecutaSQL!\n ERRO: " + ex.getMessage()); }
}
public void desconecta() {
try { conn.close(); //JOptionPane.showMessageDialog(null, "Deseja sair?"); } catch (SQLException ex) { JOptionPane.showMessageDialog(null, "Erro ao fechar a conexão! contacte o administrador do sistema. \n Erro " + ex.getMessage()); }
}
}
Se alguem puder me ajudar eu estou aprendendo a programar ainda, conto com a ajuda de vocês…