conexão com o banco de dados

8 respostas
T

galera, sou novo na linguagem java, estou realmente no inicio. Por isso essa duvida besta na visao de muitos, mas se alguem souber agradeço se me responderem.

estou estudando a apostila da caelum sozinho e não entendi de que maneira eu posso conectar ao banco de dados no meu pc.

o codigo eh o seguinte:

1 public Connection getConnection() { 2 System.out.println("Conectando ao banco"); 3 try { 4 return DriverManager.getConnection("jdbc:mysql://localhost/fj21", "root", ""); 5 } catch(SQLException e) { 6 throw new RuntimeException(e); 7 } 8 }

como que eu devo proceder na linha 4??
eu coloco meu ip no lugar do “localhost”. e no lugar do “fj21”? do “root”?
agradeço

8 Respostas

douglaskd

você deve ter instalado e configurado o mysql no seu sistema.

deve ter colocado o driver do mysql no seu projeto.

o usuário e senha padrão do mysql são esses ai mesmo: root e “”.

return DriverManager.getConnection(“jdbc:mysql://localhost/fj21”, “root”, “”);

fj21 é o nome da base de dados que você deve criar no mysql. ou vocẽ pode criar uma base com outro nome e alterar ai.

a sintaxe é:

DriverManager.getConnection(“jdbc:mysql://ip ou nome do servidor/nome da base de dados”, “usuário do mysql”, “senha do mysql”);

T

douglas, vc pode me recomendar a versao mais apropriada do mysql para eu fazer os trabalhos da apostila??

tem como me passar o link para download?
agradeço

douglaskd

você vai precisar desses 2 itens:

o banco de dados em si: http://dev.mysql.com/downloads/mysql/#downloads <- selecione a sua plataforma…

o conector para colocar no projeto: http://dev.mysql.com/downloads/connector/j/

T

douglas, eu agradeço cara!

esse forum do guj é o melhor q tem!
as pessoas postam suas duvidas e elas sao solucionadas em questão de minutos.

obrigado pela força!

douglaskd

obrigado pelo elogio.

se ficar com alguma duvida, estou a disposição

T

douglas, preciso da sua ajuda de novo velho!!

baixei os arquivos e tal… soh q qdu xega nessa parte complica. Eu ja digitei no prompt do mysql server 5.1, já tentei criar uma tabela no workbench e nada do prompt aceitar esses comandos.

vc pode me da uma ajuda?
agradeço

[b]Para criar uma tabela nova ,primeiro devemos acessar o terminal e fazermos o comando para logarmos no mysql.

mysql -u root

Agora nos preparamos para usar o banco de dados fj21:

use fj21;

A seguinte tabela será usada nos exemplos desse capítulo:

create table contatos (
id BIGINT NOT NULL AUTO_INCREMENT,
nome VARCHAR(255),
email VARCHAR(255),
endereco VARCHAR(255),
dataNascimento DATE,
primarykey (id)
);[/b]

douglaskd

certo…

é o seguinte no prompt vc entra no diretório bin do mysql e digita: mysql -u root -p

de enter…e enter novamente sem digitar a senha…

agora você digita: CREATE DATABASE fj21;, para saber se a tabela esta criada digita: SHOW DATABASES…

e então: USE fj21;

ai você continua o tutorial

LPJava

dar uma olhada: http://imasters.com.br/artigo/12894/bancodedados/criando_conexao_java__bd/ o google é um bom aliado :slight_smile:

Criado 18 de novembro de 2010
Ultima resposta 19 de nov. de 2010
Respostas 8
Participantes 3