Conexão com o Banco

7 respostas
Hernaneprates

Olá pessoal,

Bem, estou desenvolvendo um programa de cadastros em java com banco de dados firebird.

Já fiz a interface gráfica das janelas com os campos, botões, etc.
Já construi o banco de dados e suas tabelas.
Já inclui a conexão com o banco de dados, passou legal. Estou usando Netbeans.

Agora quero saber o seguinte:

Como faço para que o dado que entrar no campo “nome aluno” da interface gáfica seja direcionado
para o campo “ALUNOME” do banco de dados.
Como fazer isso usando Hibernate?

Puxa se alguém me ajudar ficarei imensamente grato.

7 Respostas

A

Você terá de fazer com que o dado caia em um “bean” do Hibernate e posteriormente irá passá-lo como argumento para ser persistido.

Luciano_Lopes

Não uso hibernate, mas no caso você teria que criar get’s e set’s para pegar os dados do banco para a aplicação e vice-versa

Hernaneprates

Galera, entendi as duas respostas.

Agora, seria possível algum exemplo de código, se não for pedir muito?

Grato.

Luciano_Lopes
romarcio

Leia esses tutoriais: http://mballem.wordpress.com/category/jdbcbanco-de-dados/

P

É simples, utilize a idéia do MVC (procure ler se não souber o que é isso)

Um tutorial rápido sobre o hibernate.

Para utilizá-lo, voce precisa configurar o hibernate.cfg.xml onde voce vai configurar a conexão com o banco e os beans que serão persistidos.

Que beans são estes?

Por exemplo:

@Entity
public class Aluno implementes Serializable{
   //aqui vem as anotações de id, procure algum tutorial
   private Long id;
   private String nomeAluno;
//gets e setts
}

Bom, na sua tela, voce precisa de um mediator ou controller, que servirá como interface entre teu bean e tua view (idéia de MVC).

Quando voce preencher a tela, e submeter o formulario gráfico, com um botão ok por exemplo, na ação do teu botão voce pega os dados dos fields e seta eles nos dados de um bean, no caso Aluno.class. Depois vc utiliza teu DAO ou classe de persistencia e dá um “save” e pronto.

O que voce vai precisar é mapear teus campos da classe Aluno para as colunas do banco.

Se for utilizar annotations, voce pode utilizar a annotations @Column(name=“NOME_DA_COLUNA_NO_BANCO”) sobre o atributo que desejar.

Para recuperar os dados, basta fazer o processo inverso, pegue do banco, voce tera uma instancia do bean Aluno, basta fazer fieldDaView.setText(aluno.getCampo());

Boa sorte.

Reporte se você foi ajudado!

Hernaneprates

Pessoal, obrigado mesmo. Vou tentar implementar a sugestões
assim que eu obtiver sucesso reporto.
Brigado.

Hernane Prates

Criado 23 de julho de 2011
Ultima resposta 23 de jul. de 2011
Respostas 7
Participantes 5