Conexão com Oracle

8 respostas
fournier

Estou num projeto na qual tenho um ambiente de desenvolvimento, porém utilizo o Banco de Dados de produção e, foi trocada a versão do Oracle do 8 para o 9.
Anteriormente a conexão era feita da seguinte maneira:

private static final String driver = sun.jdbc.odbc.JdbcOdbcDriver;

private static final String dbURL = jdbc:odbc:TesteDix;

Class.forName( driver );

connection = DriverManager.getConnection( dbURL, login, password );

e tudo funcionava perfeitamente. Depois da troca de versão passou a não funcionar. Comecei então a pensar em utilizar o odbc da oracle, o que ficaria do seguinte jeito:

private static final String driver = oracle.jdbc.driver.OracleDriver;

private static final String dbURL = jdbc:oracle:thin:@192.168.2.3:1521:mxm;

Class.forName( driver );

connection = DriverManager.getConnection( dbURL, login, password );

porém está caindo no catch de classe não encontrada.

Qual seria o problema ???

PS: Será que preciso do classes11.zip e do classes12.zip ? E ele ficaria na minha máquina ou na de produção ??? E no classpath ?

8 Respostas

smota

Exatamente, você precisa adicionar o classes1X.zip ao classpath pois é nele que as classes do driver da Oracle estão.

Como toda lib esta deve ser adicionada no classpath da aplicação, independente de qual banco esta sendo usado na conexão.

fournier

Eu preciso colocar então na máquina de produção onde está o Oracle, correto ???

smota

NÃO, você precisa colocar no classpath da SUA APLICAÇÃO.

Se ela estiver rodando na máquina onde esta o Oracle ai por coincidencia sera nessa maquina, caso contrário não será!

Da uma lida no artigo aqui do GUJ sobre classpath … você vai entender melhor o que é o danado.

fournier

Veja se entendi, então eu preciso colocar estes arquivos no classpath da minha máquina e na da aplicação, correto ?

A questão é que eu não tenho esse arquivo na minha máquina, eu preciso instalar o ORACLE 9 na minha máquina ou é só eu colocar este arquivo na minha máquina e apontar o classpath para ele ?
Outra coisa importante: Onde eu pego esse arquivo ???

Obrigado.

fournier

Qual a diferença entre os arquivos classes11.zip, classes12.zip e classes1X.zip.

smota

O X que eu disse é pra substituir por 1 ou 2 :shock:

O classes11.zip é para Oracle abaixo da versão 7.3.4 (mas acho que funciona pra qq um que não seja da família i)
o Classes12.zip é pra versões acima do 8.0.4 do Oracle … então você só precisa de um de acordo a versão do seu database.

Na linha do que entendi é SIM, você precisa adicionar na sua máquina (pq esta desenvolvendo nela) e na da aplicação (pq ta rodando nela) …

Você não precisa instalar o Oracle (pq ta usando o thin driver, o fat precisa de instalação) basta copiar esse arquivo. (nem mesmo os clients)

Você pode baixar da OTN

fournier

Será que alguém poderia me enviar o arquivo classes1x.jar ( classes de drive do Oracle 9i ) porque eu não estou encontrando.

Se alguém tiver, por favor, enviem para [email removido]

Obrigado.

cancao

Va’ na pagina http://otn.oracle.com/software/content.html e procure por Oracle JDBC Drivers. Vc tera’ que ser cadastrado para poder fazer o download. Se nao quiser se cadastrar, acho que numa busca no google vc encontra facil esse arquivo.

Ate’ mais.

Criado 8 de julho de 2003
Ultima resposta 9 de jul. de 2003
Respostas 8
Participantes 3