Primeiramente bom dia a todos.
Pessoal tenho uma dúvida que pode parecer óbvia mas faz sentido.
Será que é possível fazer uma conexão com um servidor Firebird ou MySql sem ter que fazer uma instalação do mesmo na máquina cliente? :?:
Eu fiz uma aplicação com JDBC que conecta de boa, mas um parceiro de desenvolvimento meu disse que isso é possível e pediu pra mim implementar. :x
Ele disse ainda que usa um front-end SLQ pra firebird que faz isso.
Será que é possível fazer isso com ou sem JDBC?
Uma coisa que eu imagenei que poderia ser feito e que pode ser o caso dele é usar “firebird embarcado” na aplicação cliente, mas mesmo assim esta teria um “SGBD cliente”. 8)
Basta tem os dados de conexao, no caso de uma conexao atraves do TCP, basta ter IP, porta, usuario, senha e dependendo do tipo de banco precisa de algumas outras informacoes mas no geral é isso.
Pode fazer isso por jdbc tranquilamente, basta ter o driver .jar e os dados citados acima.
uma ferramente que faz isso é o squirrel sql, ele usa jdbc e pode-se conectar com qualquer banco que possua driver jdbc.
Sim o server manager está rodando, e como disse instalando o firebird no cliente a conecção funciona perfeitamente, mas sem o firebird rodando na máquina cliente não estou conseguindo.
Será que existe alguma permissão a nível de acesso no sorvidor do firebird?
Porque já usei MySql e pra conectar remotamente é necessário dar uns comandos de permissão na base pra que ela possa liberar o acesso de máquinas da rede nela.