Conexão com Srvidor Firebird sem BD cliente? (resolvido)

Primeiramente bom dia a todos. :smiley:
Pessoal tenho uma dúvida que pode parecer óbvia mas faz sentido.

Será que é possível fazer uma conexão com um servidor Firebird ou MySql sem ter que fazer uma instalação do mesmo na máquina cliente? :?:

Eu fiz uma aplicação com JDBC que conecta de boa, mas um parceiro de desenvolvimento meu disse que isso é possível e pediu pra mim implementar. :x
Ele disse ainda que usa um front-end SLQ pra firebird que faz isso.

Será que é possível fazer isso com ou sem JDBC?

Uma coisa que eu imagenei que poderia ser feito e que pode ser o caso dele é usar “firebird embarcado” na aplicação cliente, mas mesmo assim esta teria um “SGBD cliente”. 8)

Obrigado desde já pela atenção.

Esta correto, pode ser feita a conexao sim.

Basta tem os dados de conexao, no caso de uma conexao atraves do TCP, basta ter IP, porta, usuario, senha e dependendo do tipo de banco precisa de algumas outras informacoes mas no geral é isso.

Pode fazer isso por jdbc tranquilamente, basta ter o driver .jar e os dados citados acima. :wink:

uma ferramente que faz isso é o squirrel sql, ele usa jdbc e pode-se conectar com qualquer banco que possua driver jdbc.

[]'s

No caso de um servidor com ip interno: 192.168.1.1 e deixar as configurações padrão do firebird.
Seria isso?

jdbc:firebirdsql:192.168.1.1/3050:/c:/lcmtech/sispa/dados/sispa.fdb","SYSDBA","masterkey");

Pois assim não estou conseguindo.

[quote=ferrarezi]No caso de um servidor com ip interno: 192.168.1.1 e deixar as configurações padrão do firebird.
Seria isso?

jdbc:firebirdsql:192.168.1.1/3050:/c:/lcmtech/sispa/dados/sispa.fdb","SYSDBA","masterkey");

Pois assim não estou conseguindo.[/quote]

Sim aparantemente estah correto, pq nao estah conseguindo, estah ocorrendo algum erro? jah verificou se o server manager do firebird foi iniciado?

Sim o server manager está rodando, e como disse instalando o firebird no cliente a conecção funciona perfeitamente, mas sem o firebird rodando na máquina cliente não estou conseguindo.

Será que existe alguma permissão a nível de acesso no sorvidor do firebird?

Porque já usei MySql e pra conectar remotamente é necessário dar uns comandos de permissão na base pra que ela possa liberar o acesso de máquinas da rede nela.

Sé que no firebird é assim também?

É que não estou em casa pra testar agora… :frowning:

Q eu saiba nao, cara se tiver ocorrendo algum erro, posta ai msg do erro.

Pessoal resolvi o problema! :smiley:

Era o firewall do windows :evil:

No xp e no vista não sei como funciona mas no windows 7 bastou adicionar o fbserver.exe o fbguard eo eo instclient.exe como excessões do firewall.

Valeu pelo apoio aí pessoal! :slight_smile: