E ai galera, beleza ?
De uns tempos pra cá tenho programado utilizando orientação a objetos (no eclipse) e sql-pl/sql no oracle 10g express edition. Porém nunca fiz conexão de meus códigos com nenhum banco de dados. Como sou amador queria que alguém me desse umas dicas de como posso fazer a conexão de meus códigos em eclipse com o banco de dados citado acima.
Andei lendo uns tópicos sobre como conectar bd´s mas não entendi muito.
Se alguem poder me ajudar fico grato…
Dê uma olhada em um video sobre JDBC que tem no meu site, talvez ajude: http://jairelton.com
Lá estou usando MySQL, mas o que muda é só o driver que você tem que baixar (do site da Oracle) e a URL de conexão…
Cara nota 1000 pra esse tutorial que você fez!!!
Muito bom mesmo!!!
Só que agora eu to com outro probleminha …
De identificar a URL pra fazer a conexão.
Eu estou utilizando o driver ojdbc14.jar. Olhei as documentações e não achei nada que me ajudasse.
Minha tabela já foi criada no sql*plus, agora só falt descobrir a bendita da URL.
Alguem pode me ajudar ?
Esse tipo de informação você consegue na documentação do driver que deve vir junto com ele ou então deve estar em algum lugar no site da oracle aí, mas já adiantando, deve ser algo como:
Cara eu juro que não é preguiça, já caçei isso em todos cantos possíveis, até troquei de driver.
Dá uma olhada na minha linhade comando:
conexao=DriverManager.getConnection(“jdbc:oracle:thin:@//localhost:1521”,“hr”,“veneza”);
A mensagem de erro é:
java.sql.SQLException: Listener refused the connection with the following error:
ORA-12514, TNS:listener does not currently know of service requested in connect descriptor
The Connection descriptor used by the client was:
//localhost:1521
at oracle.jdbc.driver.DatabaseError.throwSqlException(DatabaseError.java:112)
at oracle.jdbc.driver.DatabaseError.throwSqlException(DatabaseError.java:261)
at oracle.jdbc.driver.T4CConnection.logon(T4CConnection.java:387)
at oracle.jdbc.driver.PhysicalConnection.<init>(PhysicalConnection.java:414)
at oracle.jdbc.driver.T4CConnection.<init>(T4CConnection.java:165)
at oracle.jdbc.driver.T4CDriverExtension.getConnection(T4CDriverExtension.java:35)
at oracle.jdbc.driver.OracleDriver.connect(OracleDriver.java:801)
at java.sql.DriverManager.getConnection(Unknown Source)
at java.sql.DriverManager.getConnection(Unknown Source)
at sgbd.BancoDeDados.<init>(BancoDeDados.java:34)
at sgbd.BancoDeDados.main(BancoDeDados.java:77)
Depois da porta tem o nome do serviço, se você estiver usando o Oracle XE provavelmente o nome do serviço é XE mesmo: