Conexão de BD

4 respostas
F

Olá pessoal! :roll:

Tenho uma dúvida sobre conexão com BD. Tenho uma aplicação Java conectada por uma ponte ODBC a um banco MS Access. A aplicação funciona corretamente, busca e exibe os dados. No entanto li sobre as formas de conexão com BD e que a melhor seria uma conexão sem ponte, devido a portabilidade. É possível fazer isso com o BD do access? Minha aplicação utiliza o Class.forName para indicar o driver. :?:

4 Respostas

Rafael_Steil

Existem 4 tipos de drivers JDBC:

:arrow: Tipo 1: é uma ponte JDBC-ODBC, ou seja, o acesso é feito via ODBC… provavelmente o que voce esta usando;

:arrow: Tipo 2: o Acesso é feito fazendo chamadas as bibliotecas especificas de cada vendedor.

:arrow: Tipo 3: é o mais comum atualmente, feito totalmente em Java ( ou seja, nao depende de recursos especificos da maquina onde esteja rodando ), realiza as conexoes ao banco via um “protocolo de rede” especifico para cada banco ( via endereço IP, por exemplo ).

:arrow: Tipo 4: basicamente, a diferenca entre o tipo 4 para o tipo 3 é que o primeiro converte as chamadas diretamente ao protocolo do banco de dados usado.

Há alguma dezenas de drivers para MS Access disponíveis, alguns free e outros não. Para ver uma listagem bem completa, acesse a página http://industry.java.sun.com/products/jdbc/drivers e procure por “MS Access”…

Rafael

F

Obrigado pela dica. Mas basta baixar o driver que permite conexão direta e não será necessário criar o DataSource no ODBC? A codificação continua a mesma indicando:

private String URL = “jdbc:odbc:meudb”;
Class.forName(“sun.jdbc.odbc.JdbcOdbcDriver”);

Francesco.

Rafael_Steil

A conexao muda… no driver que voce pegar geralmente ha uma parte que diz a forma correta de usar o drver.

Rafael

F

Estou lá no site agora. Os drivers disponíveis sem certificado são os free não é? Estou tendando baixar um para o ms access. Também tenho aqui o JDBC Connector 1.0 só que não conseguir utilizar o utulitário de configuração. Ele deixa vc configurar uma classe para acessar um BD, acho que é isso. Vou precisar de mais umas dicas.

Obrigado Rafael pelas dicas. Procurei o driver para access free no endereço indicado, mas só encontrei empresas que disponibilizam o driver por um período. Vou continuar procurando e volto com novidades assim que tiver. Um abraço e se alguém se interessar em descobrir esta questão do driver e do JDBC Connector 1.0 estou aberto a diálogo.

Francesco. :frowning:

Criado 13 de abril de 2003
Ultima resposta 13 de abr. de 2003
Respostas 4
Participantes 2