Conexao Eclipse com BD

boa Tarde,
Preciso fazer uma conexao do eclipse com o banco de dados firebird, mas nao estou conseguindo, na verdade nao sei nem por onde comecar.
a versao do eclipse é: Ganymede 3.4.2 e o firebird é: 2.5.0.25920_0_Win32_RC2.
Necessito de ajuda detalhada se for possivel, ja procurei na internet mas nao encontrei nada muito explicativo.
ja tenho uma classe conexao:


package Servicos;

import java.sql.Statement;
import java.sql.Connection;
import java.sql.DriverManager;
import java.sql.ResultSet;
import java.sql.SQLException;
import javax.swing.JOptionPane;


public class ServicoConexao {
    public Connection connection = null;
    public Connection getConexao() {
        final String DRIVER = "org.firebirdsql.jdbc.FBDriver";
        final String URL = "jdbc:firebirdsql:localhost/3050:C:/Prova2/LIVRARIA.gdb";
        try {
            Class.forName(DRIVER);
            connection = DriverManager.getConnection(URL, "SYSDBA", "masterkey");
        return connection;
        } catch (ClassNotFoundException e) {
            JOptionPane.showMessageDialog(null, "Driver JDBC não encontrado \n" + e.toString());
        } catch (SQLException e) {
            JOptionPane.showMessageDialog(null, "Problemas na conexão com a fonte de dados !\n" + e.toString());
        }
        return null;
    }

    public void close(){
        try{
            connection.close();
           System.out.println("Desconectou");
        }
        catch(SQLException e){
            System.out.println(e.toString());
        }
    }
    
public int getGenerator(String nome) throws SQLException {
    Statement st = getConexao().createStatement();
    ResultSet rs = st.executeQuery("select gen_id("+ nome + ",1) from rdb$database");
    
    while(rs.next())
    return rs.getInt(1);
    return 1;
    }
}

Desde ja agradeco a atencao.

Se houver outro banco melhor ou mais facil de ser instalado com o eclipse, podem me orientar.
Na verdade preciso do eclipse funcionando com um banco de dados, independente de qual banco.

cara,

so te corrigindo, vc nao vai fazer uma conexao do eclipse com Banco de Dados e sim do java com banco de dados, o eclipse nada mais é uma IDE para facilitar o desenvolvimento.

vc tem o jar do firebird no seu projeto?
quando vc ta rodando esse projeto, qual erro que está ocorrendo? poste o log completo.

t+

HEHE estou ciente disso sim, apenas erro de expressao.

Tenho o jar sim, quando executo meu programa, quando clico em um botao de consulta informa o erro:

problemas na conexao com a fonte de dados!
org.firebirsql.jdbc.FBSQL.Exeption: Resource Exception.I/O error during “CreateFile (open)” operation for file"C:/prova2/LIVRARIA.gdb"
Error while trying to open file
null
Reason:I/O error during “CreateFile (open)” operation for file"C:/prova2/LIVRARIA.gdb"
Error while trying to open file
null

cara,

ve se link te ajuda, http://javafree.uol.com.br/topic-12080-Conexao-Firebird-e-Java-Via-JDBC.html

t+

Agora acontece que quando clico em um botao, de pesquisa por exemplo, informa que desconectou.
Será que é algum erro no meu codigo?

posta seu codigo completo.
e se estiver ocorrendo algum erro tbm, posta o log

t+