Conexao firebird no netbeans

Olá amigos, sou novo aki no fórum e iniciante em Java, eu gostaria de saber onde consigo o drive do firebird para fazer conexao com o java, e se alguem pudesse me explicar passo a passo como faço essa conexao

Estou com o NETBEANS instalado e o jdk ja esta configurado, se alguém puder me explicar detalhado eu agradeço

Obrigado

Para a lista completa dos drivers para firebird/interbase dê uma olhada aqui

Testa as versões 1.5.5 e 2.1.1 (jaybird).

Eu uso o driver do firebird para acessar uma base em interbase 6, e para a versão 6, o driver que funciona é o 1.5.5. Já se sua base fo o firebird mesmo, é só usar o driver correspondente a versão do banco, até o 1.5, use o driver 1.5.5, já para da versão 2.0 em diante, use o driver 2.1.1

Eu não gosto do firebird/interbase, mas preciso acessar uma base aqui na instituição… Nós estamos migrando tudo para mysql.

Mais um detalhe, a string de conexão do firebird/interbase é um pouquinho diferente. Segue um exemplo.

Driver: org.firebirdsql.jdbc.FBDriver

Servidor windows (interbase):
URL: jdbc:firebirdsql:192.168.0.3:e:/interbase/base.gdb

Servidor linux (firebird):
URL: jdbc:firebirdsql:192.168.0.7:/home/sisava-base/BASE.FDB

Falow!

Ja baixei o drive Jaybird 2.1.0, o q faço com o Jaybird2.1.0.jar? , outra pergunta, eu tenho q fazer alguma coisa dentro do netbeans , ou é só colocar esse código abaixo q vc me mostrou?
Obrigado

Amigo,

Para um tutorial de como usar o JDBC, dê uma olhada na seção de artigos/tutoriais do GUJ.

No NetBeans, vc precisa adicionar o .jar do driver na pastinha bibliotecas (vc pode adicionar o .jar direto ou criar uma biblioteca para o mesmo).

Já postei sobre isso faz um tempo, dá uma pesquisada no fórum.

Falow!

Estou com problemas ao conectar o firebird remoto.
Utilizando o banco local a aplicação executa sem erros, porem ao tentar conectar no servidor

firebird java erro unable to complete network request to host…

alguem tem uma solução?

encontrei galera… era o firewall…