Conexão Java 2005 - Primeira Aplicação Web

Em duas semanas estarei dando o curso de sua primeira aplicação web no Conexão Java 2005.

Eu leciono há alguns anos , mas gostaria de saber pra quem está começando no desenvolvimento Web com Java quais são as principais dificuldades ou desafios…

Boas…

Então, eu trabalho com Java(Swing), e agora eu estou tendo a necessidade de desenvolver Web(jsp, servlets, struts…). A maior dificuldade que estou tendo, é enteder como funciona realmente uma aplicação Web, as requisições, respostas, e o que mais complica ainda, quando começamos a estudar sobre MVC… Eu fico querendo fazer analogias de uma aplicação client-server com uma web, aí tudo emperra.

Estou apanhando um pouco…

Uma coisa que eu acho que valhe a pena usar um pouco do tempo é falar das “siglas” e nomes

Uma coisa que assusta bastante no começo é o tanto de siglas e nomes que você tem que guardar, JSF, Struts, MVC, JSTL, EJB, WW, Spring, Hibernate, DAO, VO, Design Pattern, etc…

por algum tempo eu confundi Design Pattern com framework :mrgreen:

seria legal definir o que é um framework, o que eu uma design pattern, etc

Axo q a dificuldade maior eh saber onde tudo se encaixa…o aluno eh “bombardeado” com siglas,nomenclaturas,frameworks…e eh importante saber separar o q eh fundamental num primeiro momento do que deve ser aprendido posteriormente

Acho que uma coisa que vejo muito quem esta começando com web ter dificuldade de entender, é o lance de request… trabalhar com a sessao, essas gambiarras específicas que o ambiente Web nos obriga a trabalhar, e pra quem ver de aplicações desktop 1oo% OO se confundem mesmo.

Valeu!

Olá Boagilo!

Bom, como se trata de iniciantes, vc deveria evitar ao máximo a utilização de qualquer framework!

Se limite em passar algo passo a passo usando o básico. MVC, Servlets e JSP! Assim, vc dá uma noção para eles do que é MVC e de como implementar isso usando JSP e Servlets.

Depois, separe um tempo da sua apresentação, no final ou do meio em diante para comentar sobre alguns frameworks mvc, como Struts e Webworl. Mostre a eles um exemplo do quanto o Struts e o Webwork melhoria o código, e faça uma comparação breve entre os dois!

Depois, mostre rapidamente como ficaria a apresentação usando JSTL, Freemarker e Velocity. Mostre para eles o quanto o código fica mais legível, e faça uma breve comparação entre eles.

Bom, na minha opinião, vc deve ensinar a eles o básico, que é MVC, Servlet e JSP, e depois indique a eles qual caminhos eles podem escolher para se aperfeiçoar e se amadurecer profissionalmente! :wink:

Abraços!
Thiago Senna

Uma coisa que vejo sempre é que normalmente há uma grande dificuldade em entender qual é a responsabilidade do servidor e do cliente.
Tem certas coisas que se fazem no client (como applets acessando JDBC) que devem ser feitas no server, e vice-versa.
Isso de não saber onde fazer as coisas é bastante comum, mesmo com gente que trabalha com isso faz algum tempo.