Ae galera, sou totalmente leigo em banco de dados e to precisando de uma ajuda para fazer uma conexao do java com access…
Depois de algumas leituras eu comecei a escrever um código que deu o seguinte erro…
[Microsoft][ODBC Driver Manager] Nome da fonte de dados não encontrado e nenhum driver padrão especificado
Eu queria saber nao somente qual eh a solucao mas tambem o que que ta acontecendo…Se alguem pudesse me explicar…valew!
Para você trabalhar com Access em Java você precisa primeiro registrar uma fonte de dados ODBC no Windows (Painel de controle->fonte de dados ODBC) e depois chamá-la através da ponte JDBC-ODBC.
Dê uma olhada neste tutorial que vai te ajudar. http://www.portaljava.com.br/home/modules.php?name=Content&pa=showpage&pid=5
Como você não postou o seu código fonte, facilitando assim um solução mais rapida, vou postar aqui o trecho de um código acessando a base de dados Catologo, essa está funcionando redondinha!
Olha ae!
{
// Seleciona itens do catálogo de acordo com a consulta solicitada
Class.forName("sun.jdbc.odbc.JdbcOdbcDriver");
con = DriverManager.getConnection("jdbc:odbc:Catalogo");
st = con.createStatement();
String sql = "SELECT * FROM Catalogo";
sql += " WHERE ideGenero = " + consultaForm.getIdeGenero();
if (!consultaForm.equals(""))
{
sql += " AND desCatalogo LIKE '%" + consultaForm.getDesCatalogo() + "%'";
}
rs = st.executeQuery(sql);
// Instancia coleção para armazenar os beans
ArrayList catalogo = new ArrayList();
// Cria e armazena bean
while(rs.next())
{
CatalogoBean bean = new CatalogoBean();
bean.setIdeCatalogo(rs.getString("ideCatalogo"));
bean.setDesCatalogo(rs.getString("desCatalogo"));
catalogo.add(bean);
}
// Insere bean no request
request.setAttribute("catalogo", catalogo);
}
achei legal essa forma de conectar com o banco Access sem ter q configurar o ODBC do windows…
mas aki nao funcionou nao…
Diz assim
nome da fonte de dados nao encontrado e nenhum driver padrao especificado.
Este erro ocorre quando não foi criado uma fonte de dados no Driver ODBC, para criar uma fonte dados basta ir em Painel de controle/Ferramentas Administrativas/Odbc.
Siga as instruçoes e tente novamente.