Conexão Java + Mysql

Tenho um banco de dados no orgfree.com que é um servidor Mysql online e estou com os seguintes problemas:

1º Aqui em casa é Windows XP e o código acha o driver, mas no meu trampo é windows 2000 e não acha o driver do mysql, sendo que a pasta é a mesma nos dois. O que pode ser??

2º Aqui em casa ele acha o driver mas não encontra o banco. Desabilitei o firewall mas mesmo assim não vai. Abaixo tem o código que estou usando. Será que precisa colocar a porta na url? Se for preciso como fica?:

// Faz conexao com o Banco e faz insert   

import java.sql.*;   
import javax.swing.JOptionPane;   

public class ConectaBanco      
   {      

public static void main(String[] args) throws SQLException{       
//     public String nome;  
     Connection connection = null;   
  String res;   
  try    
{   
    // Carregando o JDBC Driver   
    String driverName = "org.gjt.mm.mysql.Driver"; // MySQL MM JDBC driver   

Class.forName(driverName);   

// Criando a conexão com o Banco de Dados   
    String serverName = "********";   
    String mydatabase = "****";   
    String url = "jdbc:mysql://" + serverName + "/" + mydatabase; // a JDBC url   
    String username = "****";   
    String password = "*****";   
    connection = DriverManager.getConnection(url, username, password);   
    JOptionPane.showMessageDialog(null,"Legal conectou");   

//Criando um objeto Statement para enviar requisições SQL para o Banco de Dados       
    Statement stmt = connection.createStatement();   
  	ResultSet rsett = stmt.executeQuery("insert into Teste ( 'id' , 'nome' , 'ano' ) values ('55', 'José', '1989')");    

} catch (ClassNotFoundException e)    
{   
//Driver não encontrado   

System.out.println("O driver expecificado não foi encontrado.");    
} catch (SQLException e)    
{   
//Não está conseguindo se conectar ao banco    
System.out.println("Não foi possível conectar ao Banco de Dados");    
}     
}       

//connection.close();   
 } 

Anderson,

Dá alguma mensagem de erro? E sobre a porta não precisa colocar não, mas caso fosse o caso ficaria da seguinte forma:

String url = "jdbc:mysql://" + serverName + ":3306/" + mydatabase; // a JDBC url   

Ele só mostra a mensagem “Não foi possível conectar ao Banco de Dados”. A senha está correta e o usuário está correto.

Consegui resolver o problema do driver. Estava colocando ele no caminho “C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.5.0_06\lib” mas ele não estava funcionando. Aí coloquei ele no na pasta “C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.5.0_06\jre\lib\ext” e ele funcionou. O que eu achei estranho foi que no Windows XP em casa eu coloquei na 1º pasta, a lib, e ele funcionou mas no Windows 2000 tive que colocar na ext. Alguém sabe me explicar o pq??

Estou com esse problema no Vista, já coloquei o driver em ambas as pastas, na lib\ext renomeei para mysql.rar como já ví em outros tópicos falando, mas não rolou.

Estoura o erro na linha

Já usei um código passado pelo meu professor, outros que peguei na net, de jeito nenhum conecta.

As váriaveis de ambiente estão ok , alguém poderia me esclarecer referente ao Classpath do driver, o meu está assim:

.;JAVA_HOME.;C:\Program Files\Java\jdk1.6.0_04\jre\lib\ext\mysql.jar