org.postgresql.util.PSQLException: Um erro de conexão ocorreu: org.postgresql.util.PSQLException: FATAL: IDENT authentication failed for user “usuario”
at org.postgresql.jdbc1.AbstractJdbc1Connection.openConnectionV3(AbstractJdbc1Connection.java:337)
at org.postgresql.jdbc1.AbstractJdbc1Connection.openConnection(AbstractJdbc1Connection.java:214)
at org.postgresql.Driver.connect(Driver.java:139)
at java.sql.DriverManager.getConnection(DriverManager.java:512)
at java.sql.DriverManager.getConnection(DriverManager.java:171)
at Conexaob.<init>(Conexaob.java:21)
at Conexaob.main(Conexaob.java:87)
Alguém poderia me ajudar, já estou há semanas com esse erro, obrigada.
:roll:
Oi LIPE,
A linha em que instancio o Connection está logo abaixo. A url, username e senha sao Strings q recebem respectivamente, a url do banco, o nome do usuário do banco, e sua senha, já inseridos na mensagem anterior.
Connection con = DriverManager.getConnection(url, username, senha);
O usuário “root” que estou usando é o dono do banco que criei. Só resta saber se eu configurei corretamente o PostgreSQL. Como posso verificar isso? Apenas no momento da instalação, ou não?
Oi pessoal!
Pelas dicas que vcs me deram dei uma navegada e acho que já sei qual é o meu problema. Eu não configurei as autenticações de usuários no arquivo de configuração “pg_hba.conf” que está localizado no diretório “/usr/local/pgsql/data/”. Lá devo criar um registro como segue o exemplo abaixo:
local banco_de_dados usuário método_de_autenticação [opção_de_autenticação]
Vou testar e retornar pra informar se deu certo ou não.
viu eu sou novo em java e preciso saber como estabelecer uma conexão com o banco de dados postgres
eu tento mas não estou conseguindo
eu faço o seguinte
try {
Class.forName("org.postgresql.Driver");
con = DriverManager.getConnection
("jdbc:postgresql://127.0.0.1:5432/postgres","usuario","senha");
stmt = con.createStatement();
} catch (ClassNotFoundException e) {
Object[] botao = {"Sim", "Não"};
int opcao = JOptionPane.showOptionDialog(null, "Error de Conexão com o Banco de Dados" +
"Deseja Continuar?", "Erro", JOptionPane.YES_NO_OPTION,
JOptionPane.ERROR_MESSAGE, null, botao, botao[0]);
e.printStackTrace();
if (opcao == JOptionPane.NO_OPTION) {
System.exit(0);
}
}
mas não esta dando certo. por acaso eu preciso baixar algum driver da net. eu baixei dois aki
o postgresql-8.3-603.jdbc3 e o postgresql-8.3-603.jdbc4 como eu uso esses drivers