Conexao lenta

Tenho um botao na minha app swing que chama 8 ActionListeners , cada ActionListener faz uma connection ao banco para me trazer determinado valor e para coloca-lo em determinados componentes swing.

Eu tenho as coisas mais ou menos assim :

JButton chamado = new JButton();

chamado.addActionListener( TrasNomeDocliente); // 1º esta action  seta os dados numa Label com o nome do cliente
chamado.addActionListener( TrasComprasDoCliente); // 2º  Este action Seta todas as compras feitas pelo cliente em uma Jtable 
chamado.addActionListener( TrasTipoDecliente); // 3º  este tras o tipo de cliente e seta tb num Jlabel
........

chamado.addActionListener( TrasSaldoCliente); // 8º  Esta consulta o banco faz alguns calculos ( regra de negocio )usados para determinar o saldo e seta o valor final numa JLabel

Eu separei assim porque cada ActionListener consulta uma tabela diferente. ( N sei se assim é a mehor forma )

Como se pode verificar cada ActionListener faz determinado trabalho e fica dificil misturar todas em uma so. problema é que desta forma ha uma ligeira demorar no tempo de resposta ao banco, pois cada action abre faz o seu trabalho e fecha a connection.

Tem alguma forma de eu ultrapassar isso ?

Use um connection pool; você vai ter de mudar muito pouco seu programa e vai se beneficiar do fato que a conexão ao banco permanece aberta fisicamente, mas você a fecha “logicamente”, conforme você já está fazendo.

voce pode me dar uma ajudinha com isso ? nao sei como configurar meu sistema para usar uma connection pool . Tem um exemplo simples ? o que eu terei de mudar ? terei de importar mais alguma coisa para o meu projecto ? usando o conceito de connetion pool vai resolver o meu problema ? cada ActionListener em vez de abrir novo sessao vai usar o connection pool ? é isso? pode me dar uma ajuda com isso

Obrigado desde ja

Hum… você precisa escolher um software de connection pool, como o C3P0, ( http://sourceforge.net/projects/c3p0 ) ou o Proxool ( http://proxool.sourceforge.net/ ). Dá a impressão que o Proxool é bem simples de usar, mas o mais famoso é o C3P0 (cuidado que ao procurar no Google você vai ver um monte de referências a Star Wars).