Conexao Mysql sem ser jdbc

6 respostas
pintofree

Ola, gostaria de conectar no mysql, mais não posso usar o jdbc como é feito tradicionalmente pelo Class.forName(“com.mysql.jdbc.Driver”);

Alguem tem um ideia de como fazer isso, to tentando conectar direto usando o mysql-connector-odbc.

Alguem tem alguma outra ideia?

6 Respostas

T

Calma, calma, calma!

1. De preferência, tente usar o MySQL Connector mesmo (sem ODBC). Isso é mais garantido e mais confiável.
  2. Provavelmente você está com problemas de carregar o driver. O problema é que você deve estar tentando pô-lo no CLASSPATH mas seu application server não está obedecendo essa variável de ambiente. Você precisa fazer uma de duas coisas:
    a) Consultar a documentação do application server para saber onde é que você pode copiar bibliotecas para estarem disponíveis para todas as aplicações, ou
    b) (a mais porca) Ver qual é a JRE que o seu application server usa, e em que diretório ela está. Então você tem de copiar o JAR do driver para o diretório JRE\LIB\EXT. Por exemplo, digamos que seu application server use a JRE que está instalada em c:\arquivos de programas\java\jre6. Então você tem de copiar o jar para c:\arquivos de programas\java\jre6\lib\ext. É claro que isso depende muito, portanto consulte novamente a documentação do seu application server.
  3. ODBC não é uma boa coisa para se usar porque o JDBC-ODBC Bridge é um pouco antigo e não expõe todos os recursos do banco (justamente porque usa o ODBC). Eu não recomendo. Mas se você realmente não tiver jeito, crie uma “System DSN”.

a) Chame o Administrador de Fonte de Dados ODBC pelo Painel de Controle, ou então digitando o comando odbccp32.cpl em uma linha de comando.
b) Vá até a aba “Fonte de Dados de Sistema”, e clique em Adicionar. O driver ODBC do MySQL DEVE estar instalado na máquina onde você vai fazer a tal configuração.
c) Quais são os parâmetros para configurar? Isso é com você.

pintofree

Na verdade eu gostaria mesmo de usar pelo JDBC, mais preciso conectar de dentro de uma “Java Stored Procedure” do oracle e não consigo acessar o driver do mysql de dentro da mesma. Ja tentei colocar ele em varios lugares do servidor oracle e nenhum funciona. Ai pensei em usar um driver externo.

T

Ah, agora estou entendendo.

A primeira coisa: se o servidor Oracle estiver rodando em uma máquina Unix ou Linux você não pode usar ODBC de uma maneira simples.

A segunda coisa: acredito que você tenha de usar o ojvmtc ( http://download.oracle.com/docs/cd/B28359_01/java.111/b31225/cheleven.htm#CACEJBEJ ) para poder registrar o JAR do MySQL Connector no Oracle. Eu disse “acredito” porque não tenho como testar agora.

pintofree

Consegui dar load no mysql_conector pelo loadjava, ai so precisei dar as permissoes e minha classe java funcionou do jeito que eu precisava.

Valeus a ajuda

T

Como moderador, eu cortei alguns dos posts deste tópico (porque a discussão estava degringolando para o nível de ofensa pessoal). Espero que ninguém fique chateado por causa disso.

pintofree

Concerteza foi bom ter cortado, ja que a discução cortada nao contribuiu em nada para resolução do problema.

Criado 5 de março de 2009
Ultima resposta 6 de mar. de 2009
Respostas 6
Participantes 2