ola gostaria de saber preciso fazer um programa desktop em java para controle de ponto usando BD Mysql mas estou em duvidas sobre qual das duas maneiras me conecto com banco…tipo preciso de portabilidade por exemplo se eu usar o JDBC eu consigo migrar facilmente minha aplicaçao pra linux ou outro tipo de banco??..e com ODBC???
pois esse software nao pode ficar restrito a apenas um banco e um SO…se possivel qual as vantagens e desvantagens de um e de outro…
e alguem teria um exemplo de uma classe boa de banco pra implementar nesse software???..eu estou começando agora em java ateh o momento programava em PHP
vlw galera
EDIT (Moderador) - Por favor, não use a palavra “AJUDA”, “HELP” ou outras parecidas no título. Todo mundo pede ajuda aqui, não precisa gritar.
E além disso, muitas coisas dos bancos não podem ser acessadas corretamente via ODBC.
De qualquer maneira, use algo como o Hibernate, que ajuda a melhorar a parte de compatibilidade com diversos bancos ao separar as partes que dependem do tipo do banco em um “Dialeto”, que é uma configuração que não é feita diretamente dentro do seu programa, e sim vem com o Hibernate.
Com relacao a IDE a se utilizar, cara, cada um no seu quadrado, tem gente que defende Netbeans, outros nao largam o Eclipse por nada, sem contar nas outras IDE´s do mercado, eu particularmente comecei aprendendo com Netbeans e depois parti para o Eclipse, mas como ate hoje nao sei nem o que sei, sou meio suspeito para indicar…rs. Eu sugiro que comece pelo Netbeans, pois a parte de Swing dele eh muito simples, estilo arrasta e solta botaozinho!
Se quiser estudar mais a IDE, eu indico tais livros, que nao sao tao caros e te proporcionam um aprendizado rapido e simplificado, sao meio receita de bolo, mas ajudam!