Conexao netbeans e postgresql

ola pessoal

sou totalmente novo no mundo java, tenho o netbeans 6.0.1 e o postgresql 8.3 instalados no meu micro. atualmente eu uso o ubuntu hardy heron.

eu nao sei se estou fazendo certo, eu clico no netbeans em report datadources, vou em new, database jdbc conection. la eu coloco o nome do db, escolho o driver e coloco no server address o localhost e no database coloco o nome do banco, depois coloco o meu nome no username e a senha, e faço um teste.

ele demora e nao funciona. nao sei se estou fazendo certo e tb nao conheço cod p/fazer a conexao.

peço paciencia a vcs pq sou totalmente leigo nessa ferramenta…

alguem poderia fazer um passo-a-passo, ou realmente me ajudar?

desde agradeço muito.

vlw

bom nao sei como usar essa funcionalidade no netBeans mas tu pode esta esquecendo de colocar a porta,no exemplo a abaixo a porta é 5432, ta aki um exemplo de conexao com o banco postgres

Class.forName("org.postgresql.Driver");
		this.conn = DriverManager.getConnection("jdbc:postgresql://[endereco de onde esta o banco de dados]:5432/[Nome do Banco]","usuario","senha");

[quote]Class.forName("org.postgresql.Driver"); riverManager.getConnection("jdbc:postgresql://[endereco de onde esta o banco de dados]:5432/[Nome do Banco]","usuario","senha");
[/quote]

Essa solução do nosso amibo decabeca está corretissima, eh a forma a se utilizar,
mas você não pode esquecer de adicionar a sua biblioteca, o driver do postgree, para que assim possa ser feita a conexao.

http://www.guj.com.br/java.tutorial.artigo.7.1.guj Está ai um bom material para introduzir ao jdbc, o processo eh igual ao expalado no artigo, o diferencial é o Class.forName principalmente que o abordado é o da soluçao ja mostrada por decabeca.

Mas no netbeans nao esqueca de ir na biblioteca de sua aplicacao e adicionar o drive do jdbc do postgree, não tem segredos.

bem… deu certo, mas acabei mudando p/ o mysql, tem mais material refente a ele do q o postgresql

vlw