Olá pessoal, guando tento compilar esse exemplo do site dá esse abaixo. já pegueu o drive do banco de dados oracle o "ojdbc14.jar" , más não sei onde coloca-lo, então coloquei junto com o exemplo. Queria me explica-se como que eu devo proceder.
Grato.
C:j2sdkbin>javac TestaConexaoOracle.java
TestaConexaoOracle.java:18: package oracle.jdbc.driver does not exist
DriverManager.registerDriver(new oracle.jdbc.driver.OracleDriver());
^
1 error
Conexao oracle
C
5 Respostas
B
O local físico do arquivo jar em geral não importa muito, mas você deve declarar seu caminho completo (incluindo o nome do arquivo) no classpath
C
Obrigado Bani, Eu estou começando a programar agora. Como que faço para declarar o CLASSPATH.
B
Depende do sistema operacional que você está usando.
Sugiro que você faça uma busca no forum, pois já foram respondidas outras perguntas sobre classpath para os diferentes sistemas operacionais.
P
Boa noite,
Tente o seguinte
set CLASSPATH=%java_home%libtools.jar;.;<localizacao jar driver oracle + arquivo .jar>
Para verificar
echo %classpath%
Tem também o parametro -classpath <path> Specify where to find user class files…
Boa sorte.
C
Eu diria que o local ideal para depositar bibliotecas de drivers é o diretório
<JAVA_HOME>/jre/lib/ext/
Artquivos .jar depositados nesse diretório são automaticamente reconhecidos tanto para compilação quanto para execução.
<JAVA_HOME> é o diretório onde vc. instalou o JDK. (Os separadores de diretório estão expressos como /, o separador padrão POSIX. Se vc. estiver no windows, os separadores são \)
Bons códigos! :)
[ Esta mensagem foi editada por: Copernico em 27-02-2003 12:44 ]
Criado 26 de fevereiro de 2003
Ultima resposta 27 de fev. de 2003
Respostas 5
Participantes 4
Alura POO: o que é programação orientada a objetos? Aprenda os conceitos básicos da programação orientada a objetos, como classes, objetos, herança, encapsulamento e polimorfismo, com exemplos.
Casa do Codigo Inteligencia Artificial e ChatGPT: Da revolucao dos... Por Fabricio Carraro — Casa do Codigo