Conexao oracle

5 respostas
C

Olá pessoal, guando tento compilar esse exemplo do site dá esse abaixo. já pegueu o drive do banco de dados oracle o "ojdbc14.jar" , más não sei onde coloca-lo, então coloquei junto com o exemplo. Queria me explica-se como que eu devo proceder.

Grato.

C:j2sdkbin>javac TestaConexaoOracle.java

TestaConexaoOracle.java:18: package oracle.jdbc.driver does not exist

DriverManager.registerDriver(new oracle.jdbc.driver.OracleDriver());

^

1 error

5 Respostas

B

O local físico do arquivo jar em geral não importa muito, mas você deve declarar seu caminho completo (incluindo o nome do arquivo) no classpath

C

Obrigado Bani, Eu estou começando a programar agora. Como que faço para declarar o CLASSPATH.

B

Depende do sistema operacional que você está usando.

Sugiro que você faça uma busca no forum, pois já foram respondidas outras perguntas sobre classpath para os diferentes sistemas operacionais.

P

Boa noite,

Tente o seguinte

set CLASSPATH=%java_home%libtools.jar;.;<localizacao jar driver oracle + arquivo .jar>

Para verificar

echo %classpath%

Tem também o parametro -classpath <path> Specify where to find user class files…

Boa sorte.

C
Eu diria que o local ideal para depositar bibliotecas de drivers é o diretório

<JAVA_HOME>/jre/lib/ext/

Artquivos .jar depositados nesse diretório são automaticamente reconhecidos tanto para compilação quanto para execução.

<JAVA_HOME> é o diretório onde vc. instalou o JDK. (Os separadores de diretório estão expressos como /, o separador padrão POSIX. Se vc. estiver no windows, os separadores são \)

Bons códigos! :)

[ Esta mensagem foi editada por: Copernico em 27-02-2003 12:44 ]
Criado 26 de fevereiro de 2003
Ultima resposta 27 de fev. de 2003
Respostas 5
Participantes 4