amigos estou com um problema. comeceia programar Java Web agora mas ja programava para desktops, desculpem minha ignorancia no assunto mas preciso muito da ajuda de voces. gostaria de saber se a conexao com BD(banco de dados) em um servidor e feita do mesmo modo que em um BD rede local?
-O JDBC fica na biblioteca do meu sistema no desktop e uma classe faz a conexao e o todo o tratamento com o BD?
-So e necessaria a mudanca do endereçamento do servidor, mudando-o para uma URL onde esta o servidor web?
-o servlet que recebe e os parametros no meu servidor recebe os parametros e trata para o BD?
-O JDBC fica na biblioteca do meu sistema no desktop e uma classe faz a conexao e o todo o tratamento com o BD?
A biblioteca fica dentro da aplicação Web ou no diretório de bibliotecas do servidor
Sim
Como assim? Não entendi essa pergunta…
Resumindo
Em geral é a mesma configuração de uma aplicação desktop, até porque continua sendo JDBC.
O que talvez vc não tenha no desktop é um Pool de conexões, em um servidor web vc vai precisar ter um pool de conexões…
Para obter um pool ele deve estar configurado ou na aplicação, ou no servidor de aplicação, em ambos os casos o pool deve ser obtido através de JNDI. A maioria dos frameworks do mercado realiza essa configuração/lookup através de arquivos XML.
MarcosOLIVEIRA
desculpa ai acho que escrevi e nao corrigi na hora de postar mas a pergunta e a seguinte:
no meu servidor web terei um servlet que gerencia a aplicaçao web, recebendo os parametros passado pela url.
esses parametros podem ser inseridos no BD diretamente pelo servlet?
porque minha aplicaçao e um sistema que recebe cordenadas a cada 5s de um gps. Com esses dados usando API Google maps localizo no mapa o ponto em movimento a cada periodo.
minha ideia e sempre inserir os dados no BD pois e mias de um gps mandadno informaçoes assim nao perco nehuma e tenho um log.
assim a cada vez que o gps mandar os parametros o proprio servlet insere no BD os parametros.
isso e possivel?
desde ja agradeço!
ignacio83
Sim é possível… Se o seu sistema só for fazer isso acho que seria a melhor opção…, Mas existem vários padrões que arquitetura q não recomendam vc fazer isso na servlet… O correto seria fazer em uma classe de negócio utilizando um DAO. Mas como disse se sua aplicação for tão simples assim, vc pode fazer na servlet mesmo…
Quanto ao como fazer…
Sugiro vc dar uma olhada no artigos do GUJ sobre persistência, JDBC, etc…